Para profissionalizar o setor, segmento de tintas ganha Faculdade do Pintor Altezza - Revista Anamaco

Capacitação

Para profissionalizar o setor, segmento de tintas ganha Faculdade do Pintor Altezza

Texto: Redação Revista Anamaco

O setor de tintas ganhou um reforço para a profissionalização da categoria de pintores: a Faculdade do Pintor Altezza. De iniciativa do Instituto Tintas Altezza, organização sem fins lucrativos, o local pretende atender a todos que já exercem a profissão e também aqueles que sonham em ter a pintura como profissão.
Idealizada há 10 anos, fundada há dois anos e com sede em Manaus (AM), a Faculdade do Pintor terá as aulas ministradas por pintores profissionais, que são chamados de multiplicadores. “O objetivo é, além de reciclar, atrair pessoas que tinham vontade de ter a pintura como profissão e não sabiam como fazer. Hoje, por intermédio desse projeto, poderão realizar esse sonho”, garante Lio Ferreira, CEO do Instituto Tintas Altezza.
Os primeiros cursos - por conta da pandemia - foram realizados este ano. Além de capacitação para pintores profissionais e aprendizes, o local oferece os cursos de Vendas, Marketing, empreendedorismo, gestão e também um voltado para as crianças e que foi batizado de “Com Altezza eu Cresço”. “Até o momento, realizamos 10 cursos com a participação de cerca de 300 pessoas”, conta Ferreira.
O executivo explica que o público masculino ainda é maioria, mas revela que a Tintas Altezza tem na linha de frente da Faculdade duas mulheres, que foram escolhidas como embaixadoras, o que vem atraindo bastante o público feminino para o aprendizado da profissão.

                                               
Cada curso, de acordo com o CEO do Instituto, possui três módulos e duração de três meses, além de reciclagens semestrais. A capacitação conta com seis horas diárias de aulas. Para participar, o interessado passa por uma entrevista em que os profissionais irão analisar se realmente o candidato está disposto a se dedicar os dias e horas necessárias para se tornar um profissional de excelência. Se aprovado, será matriculado em uma das turmas. Cada turma é composta por até 45 pessoas nas aulas teóricas e entre 25 e 30 pessoas nas práticas.
Os primeiros formados receberam certificação assinada pelo Instituto Altezza e pela Faculdade do Pintor. Ferreira revela que há a intenção de que os próximos sejam validados também pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
A iniciativa conta, ainda, com parceiros da indústria, que colaboram com a doação de material. “Atlas, Pincéis Tigre e Pincéis Condor já estão abraçadas ao projeto e há outras empresas interessadas em fazer parte e somar esforços com a Faculdade do Pintor Altezza”, conta.
Os primeiros cursos foram gratuitos e como os Instituto é sem fins lucrativos, a partir de agora serão cobradas apenas taxas de inscrição, cujos valores serão revertidos para o pagamento de despesas de viagens de profissionais que manifestaram interesse em conhecer e realizar palestras na Faculdade e para alguns custos de manutenção.
Com o sucesso da iniciativa, os próximos cursos já estão programados: serão, além de pintura, de empreendedorismo, vendas e marketing e deverão acontecer neste mês de maio.

Fotos: Divulgação

Para profissionalizar o setor, segmento de tintas ganha Faculdade do Pintor Altezza
Compartilhe esse post:

Comentários