Parceria entre InterCement e USP gera produto mais sustentável - Revista Anamaco

Conhecimento compartilhado

Parceria entre InterCement e USP gera produto mais sustentável

Texto: Redação Revista Anamaco

A InterCement e a Universidade de São Paulo (USP) concluíram os testes que demonstram a viabilidade de uma nova tecnologia: o concreto LEAP - low CO2 emission, advanced performance – é capaz de reduzir em 50% do CO2 gerado na produção, pois exige menor volume de água para garantir durabilidade do material.
A tecnologia foi avaliada em relatório do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA) como uma das melhores tecnologias para reduzir as emissões de gás carbônico a baixo custo.
Desenvolvido em parceria pela Escola Politécnica da USP, utilizando a estrutura fabril da empresa, o novo concreto vem sendo é aplicado nas fundações do edifício sede do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) do Departamento de Engenharia de Construção Civil da universidade.
De acordo com o diretor de desenvolvimento técnico e relações institucionais da InterCement, Carlos José Massucato, a aplicação demonstra a viabilidade de produção de concreto LEAP em escala industrial, utilizando centrais de concreto convencionais com mistura em caminhão betoneira. “A empresa continua investindo em programa de pesquisa e desenvolvimento voltado para a redução de seu impacto ambiental”, afirma. “A obra reafirma o compromisso da InterCement com o meio ambiente e a redução da emissão de gases de efeito estufa”, completa o diretor de desenvolvimento ambiental e coprocessamento corporativo da empresa, Alexandre Citvaras.
A nova formulação precisou de 176 litros de água por metro cúbico de concreto, contra 250-300 litros/m³ utilizados nos concretos convencionais, uma redução de 52%. “É o início de uma era onde os modernos métodos de caracterização e os dispositivos de controle tecnológico deixam de ser custo e se transformam em benefícios econômicos e ambientais para os concretos”, avalia o professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, Rafael G. Pileggi.
Além de InterCement e USP, participaram desta fase de testes as empresas Tuper, ArcelorMittal, Tarjab e Lafaete. Nas próximas etapas da obra, blocos de fundação e de estruturas de concreto pré-moldado também empregarão concretos LEAP.

Foto: Divulgação

 

 

Parceria entre InterCement e USP gera produto mais sustentável
Compartilhe esse post:

Comentários