Parceria entre o público e o privado pretende transformar vidas na Favela Haiti - Revista Anamaco

Responsabilidade social

Parceria entre o público e o privado pretende transformar vidas na Favela Haiti 

Texto: Redação Revista Anamaco

Quando transformamos o entorno, transformamos o mundo todo”. É com essa filosofia que, faltando quatro meses para sua primeira edição, o Festival The Town deu um passo importante na sua história ao liderar uma parceria que deverá transformar vidas.
Ao lado de Gerdau, Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias o festival promoveu uma ação na Favela Haiti, localizada na zona Sudeste de São Paulo, que garante a realização das ações e cumprimento de metas que compõe o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida).
Juntos, representantes de cada instituição se uniram com o objetivo de interromper o ciclo de pobreza da Favela Haiti por meio de uma metodologia, que está sendo implementada para o desenvolvimento da comunidade.
Para isso, neste encontro de lideranças, a Prefeitura e a Gerando Falcões assinaram o protocolo de intenções para que as ações sejam realizadas, tornando-se o primeiro marco de compromisso com todas as ações priorizadas.
O projeto deverá impactar 290 famílias, o que equivale a cerca de mil pessoas, a partir de ações, já iniciadas, que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024. A iniciativa faz parte do pilar “Por Um Mundo Melhor” - nascido no Rock in Rio e que já chega no The Town com forte atuação para a sociedade.
A iniciativa parte do objetivo de que é possível interromper o ciclo da pobreza de um local com a implementação de uma metodologia escalável e sustentável. “O Favela 3D é um programa de interesse público que visa a superar a pobreza crônica nos territórios contemplados. As favelas são um polo de criatividade, inovação, cultura e empreendedorismo e, com uma estrutura urbana digna e as oportunidades certas, além do apoio de diferentes atores da sociedade, essas pessoas podem alavancar o crescimento do Brasil”, salienta Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.
A Favela Haiti foi escolhida pela Gerando Falcões para ser a quinta Favela 3D do Brasil proporcionando uma melhor qualidade de vida para as quase mil pessoas que moram no local.
O trabalho na região começou a ser colocado em prática desde 2022, quando foi realizado um estudo no local que identificou o percentual de pessoas que ficaram entre a ‘pobreza’ e o início da ‘dignidade’ na classificação da busca pela ‘quebra do ciclo da pobreza’. Após o diagnóstico, iniciou-se a etapa de planejamento em co-criação com a comunidade local. Nesta fase, foi realizada a priorização dos temas mais sensíveis para os moradores da comunidade e foi desenvolvido o planejamento de ações urgentes, pautado em três grandes frentes: urbanismo e moradia, geração de renda e desenvolvimento social.
A Gerdau, parceira da Rock World desde a edição de 2022 do Rock in Rio, leva para o projeto uma bagagem por já atuar junto ao Favela 3D na revitalização de habitações de comunidades e de ter a habitação como um dos eixos de sua estratégia social. “Estamos muito felizes em dar os primeiros passos deste importante projeto, que impactará de forma transversal e positiva a vida de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, reforçando o compromisso da Gerdau de ser parte das soluções aos desafios da sociedade, como a questão da habitação, que é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.
Segundo ele, essa parceria possibilitará a construção de um novo futuro por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local.
Um dos programas que será implementado é o Urbanismo Tático. Este é um modelo de intervenção no espaço urbano que busca respostas rápidas a problemas relacionados a espaço público, que supostamente exigiriam um processo longo e burocrático por parte do Estado para serem solucionados. Este modo de intervir consiste em ações pontuais de pequena escala que visam mudança de comportamento e de cultura a longo prazo.

 

Foto: Gerando Falcões/Divulgação

Parceria entre o público e o privado pretende transformar vidas na Favela Haiti 
Compartilhe esse post:

Comentários