Pela primeira vez, inadimplência na capital paulista supera 1 milhão de lares - Revista Anamaco

Endividamento e inadimplência

Pela primeira vez, inadimplência na capital paulista supera 1 milhão de lares

Texto: Redação Revista Anamaco

Pela primeira vez, desde o início da série histórica (agosto de 2010), o número de famílias com contas em atraso, na cidade de São Paulo, atingiu 1,03 milhão, em outubro. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), aponta que 25,5% dos lares têm dívidas em atraso na capital.
Em agosto, a taxa de lares inadimplentes foi de 24,8%, enquanto no mesmo período de 2021, este número era de 19,7%. Em números absolutos, isso representa aumento de 240 mil novos lares que não pagaram a dívida na data do vencimento nos últimos 12 meses.
A pesquisa indica que, além da inadimplência, o endividamento cresceu em outubro. O índice atingiu recorde no mês, com 77% de famílias com algum tipo de dívidas, o que representa 3,096 milhões de grupos familiares. Em relação ao ano passado, foi registrado crescimento de 251 mil lares paulistanos que passaram a ter compromisso de crédito para quitar.
Mais uma vez, o cartão de crédito segue na ponta das principais dívidas (85,8% dos endividados), mesmo índice do mês anterior. Na segunda posição, o carnê, com 16,5%, seguido pelo financiamento de casa, com 12,4%.
O estudo mostra que a situação é mais desfavorável para as famílias que pertencem às faixas de renda mais baixas da população. Para as que ganham até 10 salários mínimos, foram registrados recordes de endividamento e inadimplência, respectivamente, de 80,6% e 31,5%.
Por outro lado, na faixa superior a 10 salários mínimos, o endividamento caiu pelo segundo mês e atingiu 66,5%, na cidade de São Paulo. O mesmo foi apontado quanto à inadimplência, que chegou a 10,6% dos lares deste grupo.

Foto: Adobe Stock

Pela primeira vez, inadimplência na capital paulista supera 1 milhão de lares
Compartilhe esse post:

Comentários