Pesquisa aponta expectativa regular para o mercado interno no 4º trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) acaba de divulgar a mais recente edição do Termômetro da indústria de material de construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas.
De acordo com o estudo, 11% das empresas consideram um aumento no volume de vendas no quarto trimestre no mercado interno, enquanto 61% têm expectativa de estabilidade e 28% esperam por queda.
A pesquisa revela, ainda, que a avaliação das vendas no mercado interno, no mês de setembro, foi, predominantemente, moderada, com 44% dos associados avaliando o desempenho como bom, 39% como regular e 17% como ruim. Em relação aos resultados consolidados de agosto, houve uma leve alteração: 28% das empresas consideraram o desempenho bom, 28% regular, 39% ruim e 6% muito ruim.
Para este mês de outubro, a projeção das empresas aponta para uma expectativa de desempenho mais cautelosa, com 39% delas projetando bom desempenho, 56% regular e 6% ruim.
Outro dado apurado pelo levantamento indica que, em comparação às ações do governo para o desenvolvimento do setor nos próximos 12 meses, 61% das lideranças se mostram indiferentes, enquanto 39% demonstram pessimismo quanto às medidas para o mercado interno.
Quanto às intenções de investimento, 44% das indústrias afirmam que planejam investir nos próximos 12 meses. Houve uma queda de 11 p.p. em relação ao mês de agosto, quando 55% indicaram desejo de investir.
Em relação ao mercado externo, a sondagem indica que 27% das empresas consideram que haverá um aumento do volume de vendas no atual trimestre, 47% esperam estabilidade e 27% preveem que haverá queda. "O setor de construção civil segue com avaliações moderadas, com boas perspectivas para o mercado interno e maioria em expectativa de estabilidade para o volume de negócios. O cenário para exportações também considera aumento ou estabilidade em grande maioria, embora esse seja um período de cautela no segmento", comenta Paulo Engler, presidente da Abramat.
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