Economia

Pesquisa revela que custo de vida subiu

A elevação dos preços, principalmente, do vestuário e dos alimentos contribuiu para o aumento do custo de vida da classe média em março. A variação foi de 0,40%, maior que a verificada no mês anterior (0,24%) e na comparação com igual período de 2008 (0,24%).
De acordo com o Índice do Custo de Vida da Classe Média (ICVM), calculado pela Fecomercio e pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), que abrange as famílias que recebem de cinco até15 salários mínimos por mês, a variação acumulada nos últimos 12 meses subiu de 6,37% para 6,54%. No primeiro trimestre deste ano, esse porcentual foi de 1,23%.
O cálculo do indicador tem a estrutura de ponderação baseada na Pesquisa de Orçamentos Familiares de 1998/1999, efetuada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A faixa de renda abrangida compreende o intervalo entre 5 e 15 salários mínimos paulista (base).
A metodologia compara os preços médios do mês atual com os preços médios do mês imediatamente anterior. Portanto, é importante ressaltar o fato do ICVM não retratar a variação de preços do primeiro ao último dia do mês.

Pesquisa revela que custo de vida subiu
Compartilhe esse post:

Comentários