PR adota medidas mais rigorosas - Revista Anamaco

Covid-19

PR adota medidas mais rigorosas

Texto: Redação Revista Anamaoco com informações do Portal do Governo do Paraná

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta terça-feira (30 de junho) uma série de medidas mais rigorosas para conter a evolução da pandemia de coronavírus no Estado. As ações estão publicadas no Decreto 4.942/2020 e passam a valer a partir de hoje (01 de julho).
O documento define parâmetros mais rígidos de controle da circulação de pessoas e de funcionamento de atividades econômicas em municípios que compõem sete Regionais da Saúde, área que compreende 134 cidades. Estão inclusas as regionais de Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Toledo. “As medidas são necessárias para interromper a progressão acelerada das notificações e de mortes decorrentes da Covid-19”, explica o governador.
Segundo ele, a inclusão das sete regionais leva em conta um cálculo epidemiológico que considera a taxa de incidência por 100 mil habitantes, o número de mortes pela mesma faixa populacional e a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas quatro macrorregionais de Saúde (Leste, Oeste, Norte e Noroeste).
A principal medida é a suspensão das atividades não essenciais por 14 dias, prazo que poder ser prorrogado por mais sete dias. De acordo com o decreto, haverá avaliações periódicas da continuidade das medidas depois do início da vigência, levando em consideração a evolução dos casos e critérios técnicos e científicos.
O governador informou que os municípios abrangidos pelo decreto concentram 75% dos casos de infecção registrados no Paraná. “Temos feito tudo o que está ao nosso alcance desde o começo da pandemia. Reforçamos a estrutura de atendimento, contratamos mais profissionais, compramos equipamentos, mas isso tudo é finito. Nesse momento de curva mais ascendente, e diante do inverno, temos que reativar o isolamento social para que esse sistema não entre em colapso”, afirma Ratinho Junior.
O governador frisou que o Paraná não está em lockdown. “É uma quarentena mais restritiva em algumas regiões onde a curva está fora do controle normal. Nossas decisões serão pontuais e regionais, um trabalho de acupuntura. Se conseguirmos frear a velocidade da propagação, teremos tranquilidade para atender bem a população e não colapsar”, reforçou Ratinho Junior. “Não dá para tratar com normalidade esse momento anormal. Infelizmente teremos que conviver com essas medidas para diminuir o ritmo do vírus”.
Os serviços essenciais, que incluem os setores industrial e da construção civil em geral, listados no Decreto 4.317/2020 devem seguir os dispostos na Resolução 632/2020 e as notas orientativas da Secretaria de Estado da Saúde, com regras rígidas de higiene e distanciamento social.

Foto: Rodrigo Felix Leal

PR adota medidas mais rigorosas
Compartilhe esse post:

Comentários