Produção industrial registra variação nula entre maio e junho, apura IBGE - Revista Anamaco

Pesquisa setorial

Produção industrial registra variação nula entre maio e junho, apura IBGE

Texto: Redação Revista Anamaco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar os resultados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM). De acordo com os números apurados, na passagem de maio para junho, a produção industrial teve variação nula (0,0%), após crescer 1,4% no mês anterior.
Apesar da estabilidade, três das quatro grandes categorias econômicas e a maior parte - 14 das 26 atividades investigadas pela pesquisa, sofreu queda na produção. Já no acumulado do primeiro semestre, o registro é de expansão de 12,9%. “Em maio, houve uma volta ao campo positivo após três meses de queda e a indústria igualava o patamar de antes da pandemia, mas esse resultado não revertia as perdas anteriores. Com essa variação nula em junho, o setor permanece no nível pré-crise, mas no resultado desse mês observa-se uma predominância de taxas negativas entre as atividades industriais”, explica André Macedo, gerente da pesquisa.
Segundo ele, o menor dinamismo do setor está ligado aos efeitos da pandemia de Covid-19 no processo de produção e na economia. “Há, no setor industrial, uma série de adversidades por conta da necessidade das medidas de restrição, como a redução do ritmo produtivo, a dificuldade de obtenção de matérias-primas e o aumento dos custos de produção. Pelo lado da demanda, ou seja, observando a economia como um todo, há também uma taxa de desocupação alta, o que traz uma consequência para a massa de salários. São fatores que não são recentes, mas ajudam a explicar esse comportamento da produção industrial”, justifica.
Quando a comparação é com junho de 2020, o estudo mostra que o setor industrial avançou 12,0%.

Foto: Adobe Stock

Produção industrial registra variação nula entre maio e junho, apura IBGE
Compartilhe esse post:

Comentários