Programa de Apicultura da Eucatex passa a se chamar “Polinizar”
Texto: Redação Revista Anamaco
O Programa de Apicultura da Eucatex entra em nova etapa e ganha novo nome: Polinizar. A iniciativa, que completou 20 anos, em 2024, avança no apoio às famílias produtoras parceiras, fortalecendo a organização e a valorização da cadeia produtiva do mel cultivado nas áreas florestais da companhia.
Nos últimos 10 anos, o programa apoiou a produção de mais de 320 toneladas de mel. Atualmente, cerca de 30 famílias participam do Polinizar, utilizando áreas cedidas pela Eucatex por meio de contratos de arrendamento apícola.
A produção ocorre na cultura de eucaliptos plantados em fazendas no interior de São Paulo, com destaque para Botucatu e Itatinga - sendo essas líderes na produção de mel em São Paulo, segundo o relatório de Produção da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023.
Naiara Carvalho, gerente de Tecnologia e Meio Ambiente da Eucate, explica que o Polinizar representa o compromisso da empresa com práticas sustentáveis que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as comunidades do entorno. “Temos profundo orgulho dessa história, pois são mais de 20 anos transformando o manejo apícola em uma importante ferramenta de integração entre floresta plantada, biodiversidade e desenvolvimento local”, destaca.
Além do acesso à terra, os apicultores recebem capacitação anual em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Botucatu. Os treinamentos abordam segurança florestal, boas práticas de manejo e promovem a troca de experiências entre os produtores e os pesquisadores e especialistas da universidade.
Mais do que uma alternativa econômica, o programa também reforça a proteção ambiental. As abelhas, responsáveis por cerca de 80% da polinização das espécies vegetais são fundamentais para a regeneração das florestas e o equilíbrio dos ecossistemas. A presença desses polinizadores nas áreas da Eucatex contribui, diretamente, para a manutenção da biodiversidade local.
Neste mês de setembro, o Polinizar deverá ganhar um espaço de destaque na Eucatrilha, que integra a programação da Casa da Natureza, sede do Programa de Educação Ambiental (PEA) mantido pela Eucatex em Bofete (SP): a Vila das Abelhas.
Ambiente lúdico e didático, a Vila é dedicada à apresentação do Programa Polinizar, com atividades interativas e distribuição do mel produzido pelos apicultores parceiros. Ela contará com colmeias da espécie jataí, abelha nativa sem ferrão, escolhida por não oferecer riscos à segurança das crianças e visitantes.
A proposta é sensibilizar o público que visita a Casa da Natureza, especialmente o infantil, sobre a importância das abelhas para a biodiversidade, a polinização e o equilíbrio dos ecossistemas. Além de ser um ponto de parada educativo na trilha ecológica que integra o PEA - Casa da Natureza, a Vila das Abelhas compartilha espaço com o viveiro de mudas de pesquisa e o viveiro comercial da empresa, sendo palco de diversas atividades com escolas e a comunidade local. “A Eucatex sempre esteve comprometida com a sustentabilidade de suas florestas e com o fortalecimento das comunidades vizinhas às áreas de plantio de eucalipto. Esse programa é uma expressão direta do nosso cuidado, e um exemplo concreto de como é possível conciliar produção florestal, conservação ambiental e geração de renda no campo”, acrescenta Naiara.
Foto: Divulgação