Aposta na qualificação

Programa deverá qualificar jovens e trabalhadores da construção civil

Texto: Redação Revista Anamaco

Para impulsionar a formação profissional e ampliar as oportunidades de emprego no setor da construção civil, o SindusCon-SP e o Senai-SP estão expandindo, para todo o Estado de São Paulo, o Programa de Qualificação nos Canteiros de Obras, que foi criado em 2022 para atender empresas associadas ao sindicato na capital paulista. A ação é um dos pilares da iniciativa “Indústria da Construção: Soluções Educacionais e Tecnológicas”, que foi lançada em 28 de julho, em São Paulo, e vai percorrer 11 cidades do interior do Estado. 
A previsão é oferecer cerca de 79 mil vagas em cursos voltados tanto para jovens em busca do primeiro emprego quanto para colaboradores industriais em busca de atualização e qualificação.
Os cursos serão ofertados de acordo com a procura, em canteiros de obras de empresas associadas ao SindusCon-SP, e em 71 escolas do Senai-SP, e acontecerão distribuídos pelas regionais do SindusCon-SP em São Paulo. Desde o início da iniciativa, mais de 400 homens e mulheres foram capacitados. 
Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, frisa que a construção civil está se industrializando e é preciso ter mão de obra qualificada para acompanhar esse processo. “A parceria entre as entidades é de longa data e tem papel essencial nesse avanço. Juntos, conseguimos oferecer formação profissional de qualidade, ampliar as oportunidades para os jovens e contribuir com um setor mais produtivo e preparado para os desafios do futuro”, pontua.
Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, destaca a abrangência e relevância do programa. “Estamos somando a força do Senai-SP à expertise do SindusCon-SP para levar qualificação de excelência diretamente aos canteiros de obras. Essa iniciativa amplia o acesso à educação profissional, promove inclusão produtiva e responde de forma concreta às necessidades da indústria da construção. É uma ação transformadora, que fortalece carreiras, moderniza o setor e cria oportunidades reais de desenvolvimento em diversas regiões do Estado”, destaca Terra.
Empresas que enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados em funções específicas da construção civil, como construtores de alvenaria ou instaladores hidráulicos, podem solicitar a formação desses profissionais. Basta entrar em contato com o SindusCon-SP, seja pela sede, pelas diretorias regionais ou diretamente com as escolas do Senai-SP.
Os cursos são gratuitos, podem ser realizados tanto nos canteiros de obras, quanto nas unidades do Senai-SP, que já possuem infraestrutura para operacionalização. As turmas serão formadas conforme a demanda e o preenchimento das vagas. As aulas terão início assim que houver o número suficiente de inscritos e disponibilidade do instrutor especialista do curso selecionado.
Os cursos oferecidos são gratuitos e abrangem diversas áreas do setor, como Construção em Alvenaria; Assentamento de Revestimento Cerâmico; Pintura Predial; Montagem de Sistemas Hidráulicos; Montagem de Circuitos Elétricos Prediais; Execução de Armaduras para Estruturas De Concreto Armado; Execução de Formas de Madeira para Estruturas de Concreto; Instalação de Drywall; Instalação de Sistemas Fotovoltaicos; dentre outros. A iniciativa busca reforçar a importância da formação profissional como instrumento para aumentar a produtividade e acelerar a modernização do setor.
Além da capital, que possui capacidade para qualificar 12.384 trabalhadores, o programa será apresentado em outras cidades de São Paulo onde o SindusCon-SP mantém diretorias regionais. 
Segundo Roberto Pastor, diretor-adjunto educacional do SindusCon-SP, as capacitações foram selecionadas com base nas necessidades reais das empresas da capital e de cada regional, o que permitirá ganhos concretos de produtividade para o setor e impulsionará as economias locais.

Foto: Adobe Stock

Programa deverá qualificar jovens e trabalhadores da construção civil
Compartilhe esse post:

Comentários