Programa Reforma que Transforma beneficiou mais de três mil pessoas em 2025
Texto: Redação Revista Anamaco
O Reforma que Transforma celebra seus resultados de 2025, consolidando-se como o maior projeto social da história da Gerdau. Em quatro anos de atividades, o projeto realizou 3.021 obras em todo o Brasil. Com foco em combater o déficit habitacional qualitativo no Brasil, o programa subsidiou 48 dessas obras para colaboradores da empresa.
Para tanto, a iniciativa oferece o chamado “kit reforma”, que contempla projeto, material e mão de obra qualificada. Para famílias em situação de vulnerabilidade, as obras são viabilizadas por meio de subsídio integral. “Mais do que uma reforma, entregamos um modelo que combina viabilidade técnica e impacto social em escala. O objetivo da Gerdau é transformar casas impróprias em lares seguros, pois entendemos que uma moradia digna e saudável é o ponto de partida para que o indivíduo tenha mais autoestima, saúde e condições de construir um futuro melhor. Assim, criamos um efeito positivo em cadeia que reflete diretamente na saúde, na educação, na inclusão e na economia das comunidades", afirma Paulo Boneff, líder Global de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Organizacional da empresa.
O executivo salienta que o projeto, além de melhorar a infraestrutura das residências, movimenta a economia, tendo envolvido, diretamente, 21 executores e 28 lojistas parceiros na execução das obras e fornecimento de material.
Muitas dessas reformas, como a realizada na casa do colaborador Reginaldo Carlos Nunes, focam na acessibilidade. Morador do Rio de Janeiro (RJ), o pai de Samilly, que possui paralisia cerebral, viu o banheiro de sua casa ser totalmente adaptado com barras de apoio, piso antiderrapante e nivelamento de solo. "O banheiro foi reformado e adaptado para minha filha. Sou grato a ajuda do programa por ter colocado em prática o que está na política da empresa: pessoas felizes e realizadas. Hoje, posso dizer que sou uma dessas pessoas", finaliza.
Foto: Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 