Projeto Serra do Mar capacita educadores com oficinas sobre biodiversidade - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Projeto Serra do Mar capacita educadores com oficinas sobre biodiversidade

Texto: Redação Revista Anamaco

O projeto Serra do Mar reunirá educadores da rede pública de São Bernardo do Campo e Santo André, na Grande São Paulo, para oficinas de formação pedagógica. A ação dá continuidade ao projeto que elaborou e distribuiu, gratuitamente, desde agosto, mais de 600 exemplares do livro “Serra do Mar - A bacia do Rio Grande e seu entorno” para 157 escolas de São Paulo e regiões metropolitanas do ABC Paulista.
A primeira oficina aconteceu em outubro para 25 educadores de São Bernardo do Campo e o projeto é uma iniciativa cultural que realizou registros inéditos da biodiversidade encontrada na Serra do Mar. A realização é uma parceria entre Horizonte Educação e Comunicação e a Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade instituída e mantida pela empresa desde 2005 por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Localizada dentro da Reserva Suvinil, a Fundação Espaço ECO colabora com a implementação de estratégias de sustentabilidade, medição de impactos de produtos e processos e gestão do capital natural do local.
Em quatro encontros de formação pedagógica, os educadores passarão, primeiro, por orientações teóricas. Com base no livro e, também, no caderno do professor, que foi especialmente desenvolvido para o projeto, o foco das primeiras oficinas é aprofundar abordagens pedagógicas que estimulem o interesse dos alunos sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Na etapa seguinte, haverá oficinas práticas com uma visita a campo na Reserva Suvinil para exemplificar a importância de atividades exploratórias nas abordagens pedagógicas com os estudantes.
A Reserva é uma área de 30 hectares de Mata Atlântica, o que corresponde a 30 campos de futebol, localizada no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da Basf, em São Bernardo do Campo, responsável pela produção das tintas decorativas Suvinil e Glasu!, e está conectada a um grande maciço florestal, a floresta atlântica da Serra do Mar.
Ela faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, reconhecida internacionalmente pela Unesco. Em um estudo realizado durante oito meses, os profissionais da instituição identificaram 176 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos, além de 85 espécies de aves, oito de mamíferos e, ao menos, cinco de serpentes e três de lagartos, assim como anfíbios e peixes. “Temos orgulho desse projeto que leva educação ambiental para proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Faz parte da estratégia da Suvinil, aliado aos valores Basf, apoiar o engajamento social e facilitar o acesso ao conhecimento, possibilitando a realização de iniciativas que impactam no desenvolvimento socioambiental nas comunidades onde a companhia está presente”, comenta Ricardo Gazmenga, diretor de Operações de Tintas Decorativas da Basf para a América do Sul.

Foto: Divulgação

Projeto Serra do Mar capacita educadores com oficinas sobre biodiversidade
Compartilhe esse post:

Comentários