Queda na confiança do varejo
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve queda de 2,6% em março em relação a fevereiro e chega a 99,2 pontos. Esse resultado representa a quarta queda consecutiva, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com igual mês do ano anterior, a tendência negativa também continuou e de forma mais intensa, com baixa de 9,1% na análise anual.
De acordo com o estudo, em março, a Expectativa para Economia - Icec revelou a maior queda (-5,5%), com o indicador em 109,5 pontos, o menor desde julho de 2020. Isso mostra os empresários ainda satisfeitos com suas perspectivas para os próximos meses, contudo em patamar cada vez menor.
Já a Condição Atual da Economia - Icec apresentou retração de 5,1%, continuando com o menor indicador da pesquisa e abaixo dos 100 pontos. Esse item se destacou com o maior recuo na comparação anual (-26,8%).
O subindicador de Intenções de Investimentos - Icec, por sua vez, cedeu pelo quarto mês na análise mensal (-1,1%), enquanto teve recuo de 2,2% em relação a março de 2024.
A retração na confiança do empresário do comércio, em março, foi impulsionada por todos os segmentos. Nesse cenário, o varejo de material de construção registrou queda de 1,7%.
Foto: Adobe Stock