Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Redes sociais no varejo

A segunda palestra do primeiro dia do Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor By Grau 10 Editora ficou sob a responsabilidade do jornalista e mestre em tecnologias digitais Thiago Costa. Com o tema "Uso das redes sociais pelo varejo: fazendo a diferença no seu negócio", o palestrante mostrou de que forma as lojas podem tirar proveito dessa nova forma de comunicação com os clientes e como essas ferramentas impactam nos negócios.
Em sua apresentação, ele mostrou de que forma o varejo pode alcançar mais pessoas e como devem tomar conta - de maneira eficaz - de perfis no Facebook, Instragram e de um canal no Youtube. "O mercado mudou e a forma de entrar em contato com as pessoas foi alterada", destacou.
Costa comentou que, hoje, a tendência é dizer que, pela influência das redes sociais, ninguém mais se fala e nem interage. Na sua percepção, essa afirmação é um mito a ser quebrado. "As pessoas não estão isoladas. O que mudou foi a forma de nos relacionar com o ambiente", garante.
Certo disso, o palestrante reforçou que o varejo precisa ser claro na mensagem que quer passar aos clientes. E antes de se aventurar, a empresa precisa identificar onde está o seu público e entender que não é necessário estar presente em todas as redes sociais.
De forma didática, ele explicou como agir em cada canal. No Facebook, por exemplo, segundo ele, as postagens devem ter regularidade, os textos devem ser curtos e ter imagens sempre e também vídeos. "Não é necessário publicar todos os dias, mas é importante investir em impulsionamento", ensinou.
Já no Instagram, a dica é usar sempre fotos originas e nunca, em hipótese alguma, utilizar imagens de internet. Além do mais, segundo ele, as hashtags têm de ser bem pensadas.
No Youtube, por sua vez, o segredo é a frequência das publicações, ter qualidade técnica nos vídeos, mas tendo como foco o que a loja pode oferecer aos clientes. "Para produzir um bom conteúdo é preciso ter empatia, ética e estética", ressalta, acrescentando que as velhas regras continuam valendo. "Se o conteúdo ofende ou incomoda, não deve ser publicado. Além disso, não tente ludibriar o consumidor", explicou.
Costa apresentou números que comprovam a importância dessas novas ferramentas de comunicação: 96% dos smartphones brasileiros têm o whatsapp instalado e 55% dos usuários usam o aplicativo para se comunicar com marcas e empresas.

Redes sociais no varejo
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