Reforço no varejo - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2024

Reforço no varejo

Empresa investe em eficiência, soluções adequadas ao mercado e se prepara para o futuro com maior digitalização 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024
Cimentos - Terceiro Lugar e Menção Honrosa* - Pulverização

* Menção Honrosa: indústria obteve a melhor Avaliação Geral no seu segmento, excluindo as empresas classificadas em primeiro e segundo lugar

Texto: Redação Revista Anamaco
Foto: Divulgação 

Ainda que o mercado não esteja tão aquecido como o desejado, o ano de 2024 tem sido positivo para a Cimento Nacional, em comparação aos anteriores, com diversos avanços em diferentes frentes. O fortalecimento da marca Cimento Campeão no varejo das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul; a implementação da Torre de Controle Logístico, que aumentou a transparência e agilidade nas operações e a melhora expressiva do indicador NPS, evidenciando a satisfação dos clientes, estão entre as ações e os ganhos que se destacam no período.
O diretor Comercial & Logística da Cimento Nacional, Eduardo Lamana, acrescenta que a pauta de pessoas é uma prioridade na Cimento Nacional, que investe, continuamente, no desenvolvimento de seu time. "Este ano, consolidamos nossos projetos de educação corporativa com a Academia Nacional e os Ciclos de Pessoas, que avaliam colaboradores para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, promovendo a meritocracia”, comenta o executivo.
Segundo ele, o ano está abaixo das expectativas em relação ao crescimento do varejo, principalmente pela elevada taxa de juros e o desestímulo aos investimentos, e às obras de infraestrutura, aquém do necessário para o desenvolvimento e competitividade do País. “Temos muitos desafios e metas bastante desafiadoras para nosso setor e, consequentemente,para a Cimento Nacional”, afirma.
Entre as atenções da empresa estão os investimentos para obtenção de produtos mais estáveis e com menor emissão de CO2. Paralelamente, a empresa busca o fortalecimento do relacionamento com clientes, com soluções mais adequadas para o seu negócio e uma logística cada vez mais eficiente.
Outra iniciativa importante é o desenvolvimento de projetos de transformação digital que visam tornar a empresa cada vez mais ágil e competitiva para o futuro. “São projetos que demandarão de três a cinco anos para estarem 100% implementados, mas já com entregas parciais em andamento e com resultados consistentes em ganhos de agilidade e controle de processos”, explica.
Ao avaliar o mercado, Lamana observa que 2023 foi muito positivo quanto ao crescimento das vendas nos canais técnicos, com produtos que geram maior produtividade nas obras, mas os altos juros praticados, levando à desaceleração de novos projetos, e os impactos tributários crescentes afetaram, sobretudo, o varejo.
A conjuntura leva o executivo a manter expectativas modestas em relação ao próximo ano, quando os juros deverão se manter em patamares elevados, na sua opinião. "Temos expectativas de um mercado em crescimento para 2025, embora em um ritmo mais moderado do que em 2024. Ainda assim, acreditamos firmemente no potencial de consumo de cimento em nosso País," finaliza.

EDUARDO LAMANA Temos muitos desafios e metas bastante desafiadoras para nosso setor e, consequentemente, para a Cimento Nacional

Reforço no varejo
Compartilhe esse post:

Comentários