Reforma Casa Brasil e 13º salário elevam a expectativa no varejo de matcon
Texto: Redação Revista Anamaco
O varejo de material de construção entrou no último mês do ano acompanhado de sinais concretos de reação. A combinação entre a liberação do 13º salário, que historicamente impulsiona pequenas e médias reformas nas residências, e o avanço do Programa Reforma Casa Brasil, que entrou oficialmente em operação no dia 03 de novembro, começa a alterar o humor do comércio em todo o País.
De acordo com dados do Governo Federal, com R$ 40 bilhões em recursos disponibilizados, o programa registrou, apenas cinco dias após o lançamento, mais de 700 mil simulações no site da Caixa Econômica Federal e, aproximadamente, 17,6 mil processos de contratação iniciados
Cassio Tucunduva, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), avalia que esses números refletem o potencial imediato da política pública. “O Reforma Casa Brasil cria uma porta de entrada para famílias que antes não tinham condições de iniciar melhorias na própria casa. A alta procura registrada pela Caixa demonstra que existe demanda reprimida e quando essa demanda é destravada, o varejo sente o reflexo rapidamente”, comemora.
Katia Ratnieks, coordenadora do Instituto de Pesquisa Anamaco, lembra que o setor atravessou um ano de queda de lucratividade. Segundo ela, pesquisas apontam que o fluxo nas lojas aumentou, mas as margens caíram. “O Reforma Casa Brasil é uma política pública que ajuda a reequilibrar esse cenário e reacende a confiança do consumidor. A expectativa é que dezembro traga um movimento mais forte e contribua para que as lojas fechem o ano com um pouco mais de fôlego”, ressalta Katia.
Foto: Adobe Stock




|| Orgulhosamente desenvolvida por 