Relações construtivas entre entidades de classe - Revista Anamaco

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Relações construtivas entre entidades de classe

Texto: Redação Revista Anamaco

Na sequência do projeto "Talks Anamaco", foi realizada ontem (27/08), no canal oficial de YouTube da associação, videoconferência com o tema: “Relações Construtivas entre Entidades de Classe”. Mediado pelo superintendente da AnamacoWaldir Abreu, e com a participação do presidente da entidade, Geraldo Defalco, o debate contou com a presença do presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e também da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro, e do diretor Executivo do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), Antônio Carlos de Oliveira
A Unecs tem como finalidade defender os interesses dos setores do comércio e de serviços no Brasil, que, juntos, representam mais de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Já a CACB, é formada por 27 federações, representantes de cada um dos Estados, que agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, mais de dois milhões de empresários em todo o País. 
O Sitivesp tem como objetivo representar o setor de tintas e vernizes e defender os interesses das empresas associadas junto aos órgãos do governo, federações e confederações, atuando em favor do segmento como um todo.
No início da live, Defalco enfatizou a importância dos encontros, que transmitem conhecimento aos empresários do setor de material de construção. Em seguida, o presidente da Unecs e da CACB destacou que discutir as relações entre entidades de classe é fundamental, principalmente no momento atual, em que é preciso agir para tentar minimizar o impacto da pandemia nas empresas brasileiras, seja apoiando a reabertura do comércio com segurança, seja trabalhando pela oferta de crédito, entre outras iniciativas. 

                                       
                                                     GEORGE TEIXEIRA PINHEIRO                                                      ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA

Ele disse que tem sido feito um grande esforço para levar os pleitos dos segmentos que atuam no comércio para que ocorra o desenvolvimento deste setor. Para ele, as conquistas são fruto do trabalho feito em parceria entre as entidades, lembrando que uma das importantes vitórias foi a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, presidida pelo deputado federal Efraim Filho, que defende os interesses do comércio no Congresso Nacional. Outra importante conquista, graças à união de entidades ligadas ao setor de material de construção, foi a inclusão do setor como atividade essencial, garantindo que as lojas pudessem funcionar em tempos de pandemia. "Temos nos reunido com frequência, virtual ou presencialmente, para discutirmos os interesses do empresário brasileiro", salientou Pinheiro. 
O diretor Executivo do Sitivesp comentou que, por meio do Sindicato, tem participado ativamente de todas as questões relevantes para o setor. Através de seus departamentos e comissões, são fornecidas informações e subsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas. 
Segundo ele, a união das entidades possibilita conhecer de perto as dificuldades e os anseios dos empresários do setor e a busca de soluções. "A união faz a força. Com o associativismo, é possível atingir grandes conquistas para o setor", disse Oliveira. O diretor do Sitivesp afirmou ainda que, um dos desafios atuais, é trabalhar em conjunto com entidades que representam a indústria e o comércio de material de construção para ampliar as vendas de tintas em todo o Brasil.
De acordo com Oliveira, as vendas do produto são concentradas nos 4 últimos meses do ano e várias ações serão desenvolvidas para que esta realidade seja alterada. Uma das novidades apresentadas foi a criação, por parte do Sitivesp, de um curso à distância para formação de pintores em todo o Brasil. O objetivo é qualificar profissionais para que os consumidores sejam incentivados a pintar suas casas durante todo o ano. "Isso é uma inovação, uma iniciativa que contribuirá para que as vendas de tintas aconteçam de janeiro a dezembro", complementou Oliveira. 

Fotos: Reprodução da Internet
 

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