Retração no movimento do varejo físico
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com o Índice de Intenção de Compra no Varejo Seed, levantamento mensal produzido pela empresa Seed Digital, em outubro, o mercado de varejo físico nacional registrou retração de 2,5% no número de visitantes em relação ao mesmo mês do ano anterior. “Deve-se levar em consideração, a base elevada que já havia sido registrada no mesmo período em 2024, quando houve crescimento de 6% sobre 2023”, explica Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.
Segundo ele, embora a comparação entre outubro de 2025 e outubro do ano passado aponte uma leve retração, a variação mês a mês do índice revela um movimento alinhado ao comportamento histórico do período. “Trata-se de um padrão típico do último trimestre, quando o consumidor começa a ajustar seu ritmo de compras em preparação para as campanhas de Black Friday e Natal”, frisa Raulino.
No período, ruas e shoppings tiveram trajetórias distintas. Enquanto o varejo de rua anotou queda de 1,3%, os shoppings registraram avanço expressivo de 6,6%. Na análise regional, a atividade varejista recuou na maior parte do País em relação ao mesmo mês de 2024. A única exceção foi o Centro-Oeste, que avançou 1,2% no período. Nas demais regiões, o movimento foi de queda: Sudeste (-2,1%), Sul (-3,7%), Nordeste (-3,1%) e Norte (-7,4%). “Esse desempenho indica um ambiente econômico mais cauteloso e evidencia a estratégia do varejo de concentrar esforços na Black Friday, já consolidada como fenômeno nacional, com impacto uniforme de Norte a Sul”, pontua o CEO.
Foto: Adobe Stock



|| Orgulhosamente desenvolvida por 