Revestimentos cerâmicos registram conformidade superior a 98% - Revista Anamaco

Qualidade certificada

Revestimentos cerâmicos registram conformidade superior a 98%

Texto: Redação Revista Anamaco

Coordenado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) de Placa Cerâmica e Porcelanato registrou conformidade superior a 98% nas amostras testadas. Esse percentual representa o maior índice em 11 anos, atestando aos consumidores a qualidade das cerâmicas brasileiras. “O recorde de conformidade demonstra o compromisso do setor em consolidar o alto nível de excelência da qualidade do produto brasileiro e o respeito ao consumidor”, afirma Anderson Vieira, consultor de qualidade e sustentabilidade da Anfacer.
Na avaliação de Vieira, o índice alcançado reforça a importância da reindustrialização com atenção aos critérios de sustentabilidade e competitividade. O PSQ está alinhado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e conta com a gestão do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), que possui a creditação no Inmetro, como organismo certificador. Seu objetivo é monitorar a qualidade da fabricação de placas cerâmicas nacionais e importadas, incentivando a conformidade dos produtos com as normas técnicas brasileiras (NBR ISO), de modo a estimular a evolução tecnológica do setor. “Trabalhamos para elevar a cerâmica para revestimento ao ‘estado da arte’, aumentando os níveis de qualidade nas operações de todo o setor, seja indústria, varejo ou cadeia de distribuição. Agimos de ponta a ponta. A meta é que a cerâmica saia da fábrica e chegue ao consumidor com a mesma qualidade após a instalação”, pontua o consultor.
O Indicador de Conformidade superior a 98% é um exemplo de programa que só agrega benefícios. “As empresas participantes ganham na melhoria da qualidade dos produtos, redução dos custos de produção, aumento da produtividade, melhoria da imagem institucional e comercial, acesso a novos mercados e mais competitividade. Os consumidores, por outro lado, também se beneficiam, uma vez que podem ter produtos de qualidade, incluindo maior segurança, satisfação, confiabilidade e durabilidade dos produtos e menores custos de manutenção”, destaca Ana Paula Margarido, superintendente do CCB.
Dentre as diferentes normas técnicas ABNT monitoradas pelo PSQ estão: níveis de absorção da água, dimensões e qualidade superficial; determinação da carga de ruptura e módulo de resistência à flexão; resistência à abrasão profunda (placas não esmaltadas); expansão por umidade; e resistência às manchas.
Desde 2010, o PSQ coletou mais de 12.377 amostras, realizou 111.523 testes e contou com a participação de 52 empresas, o equivalente a mais de 90% da indústria nacional de revestimentos cerâmicos.

Foto: Adobe Stock

Revestimentos cerâmicos registram conformidade superior a 98%
Compartilhe esse post:

Comentários