Aprimoramento profissional

Reymaster realiza workshop sobre o setor de energia fotovoltaica no Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

Cerca de 50 profissionais da área elétrica participaram de um workshop na Reymaster Materiais Elétricos, em Curitiba (PR), no último dia 18 de outubro, para conhecer mais sobre o setor de energia fotovoltaica no Brasil e no mundo.
Na ocasião, Wagner Ogura, gerente de Mercado de Energia da Weidmuller/Conexel, apresentou dados de mercado e as novas soluções da fabricante para instalação de geradores de energia solar. “Notamos o interesse crescente dos profissionais da área pelo assunto e, por isso, decidimos promover um evento com a Weidmuller/Conexel, parceira desde a nossa fundação”, explicou Marco Stoppa, diretor da Reymaster.
O mercado de energia solar fotovoltaica (FV) está em constante crescimento no Brasil. Nos anos de 2017 e 2018, foram registradas mais de 100 mil residências com a tecnologia, dado que coloca o País na décima posição no ranking mundial com maior potência instalada.
Ogura avalia que os próximos anos serão de aumento exponencial na procura desta solução, visto que menos de 1% de toda a matriz energética brasileira advém da energia solar. “O Brasil é propício para o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica. Nossa pior região em irradiação solar, que é o Estado do Paraná, é ainda melhor que regiões da Europa, por exemplo, que registram altas taxas de utilização desta energia. Isso sem contar que o País possui grandes reservas de silício, componente das placas solares, sendo assim um local privilegiado para o desenvolvimento do setor”, explica.
De acordo com gerente, entre os benefícios da energia fotovoltaica estão o seu baixo impacto ambiental, menos desperdício de energia e curtos prazos de instalação. Já entre os principais desafios para o mercado estão os custos dos produtos e de sua instalação, mas que vem registrando decréscimos consideráveis a cada ano. “A solução está cada vez mais acessível”, afirma Ogura.
O acesso a financiamentos especiais e a isenção no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incentivam a utilização, ainda maior, da solução. A projeção para 2026 é que o Brasil acumule 13,3 GW de capacidade instalada, um aumento de quase 400% se comparado com a capacidade de 2017, que foi de 1,1 GW.

Foto: Divulgação

Reymaster realiza workshop sobre o setor de energia fotovoltaica no Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários