Segundo semestre fraco - Revista Anamaco

Indústria paulista

Segundo semestre fraco

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com a pesquisa Rumos da Indústria Paulista, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), quase metade das indústrias paulistas (47,4%) considera o segundo  semestre de 2023 pior que o mesmo período do ano anterior.
Entre as indústrias que responderam à sondagem, 43,0% apontaram queda no volume de produção e 45,3% sinalizaram diminuição das vendas no mercado interno, na segunda metade do ano em comparação com os últimos seis meses de 2022. No mesmo recorte, mais da metade das empresas que exportam revelaram que o resultado foi igual a 2022 (55,3%).
Para o primeiro semestre de 2024, o setor está, em sua maioria, neutro (46,7%), e espera, portanto, que o cenário atual seja mantido no período. Quase 2/3 do setor não pretende realizar contratações no início do ano. Apesar do resultado, entre as empresas que pretendem contratar, a média de aumento do quadro de funcionários é de 9,3%.
Para compor a pesquisa, foram consultadas 403 indústrias de transformação do Estado de São Paulo de todos os portes, sendo 3,5% micro; 65% pequenas; 26,8% médias e 4,7% grandes.

Foto: Adobe Stock

Segundo semestre fraco
Compartilhe esse post:

Comentários