Seminário mostra caminhos para o setor de tintas avançar no rumo da digitalização
Texto: Redação Revista Anamaco
Preparar-se para atuar na nova realidade trazida pela quarta revolução industrial, a chamada indústria 4.0, é uma preocupação de muitas empresas, em todos os setores. Por isso, é importante conhecer iniciativas bem-sucedidas e entender as variadas oportunidades e os desafios trazidos pela evolução tecnológica relacionada à transformação digital. Esse foi o ponto de partida para a concepção do Seminário Indústria de Tintas 4.0, cuja primeira edição aconteceu, em 14 de setembro, na Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo (SP).
Promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o encontro contou uma programação focada na disseminação de informações sobre esse tema, com apresentações de empresas e profissionais que têm experiências e conhecimentos relevantes para compartilhar.
Cezar Renzi, Tiago Ruótolo e André Paixão, das áreas de Excelência Operacional e Engenharia de Manutenção da Basf, mostraram a aplicação de soluções digitais na unidade da empresa localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo.
Eder Dela Justina, gerente de Tintas Líquidas da WEG Tintas, falou sobre a experiência da empresa com a digitalização, destacando as possibilidades da implementação da indústria 4.0 em fabricantes de tintas.
Na sequência, Ernani Paludo e Rogério Auad, diretores da RMA Tech, buscaram desvendar, a partir das suas experiências concretas, o que é sonho e o que é realidade na utilização dos princípios da indústria 4.0 na produção de tintas.
Para completar, Gustavo Spina, especialista que coordena o plano de ação da Unidade Embrapii Senai/SP Materiais Avançados, explicou o funcionamento e as possibilidades de obtenção de apoio e fomento para projetos de inovação na área de tintas.
Foto: Adobe Stock