Prêmio Anamaco 2018

Setor da construção tem noite de festa e homenagens em São Paulo

Texto: Redação Revista Anamaco

O Prêmio Anamaco chega aos 27 anos. Para comemorar mais uma edição do evento, o Espaço das Américas, em São Paulo, recebeu, na noite de ontem (18 de setembro), os executivos do setor de material da construção para uma grande festa de confraternização.
A cerimônia de entrega dos troféus e medalhas às indústrias vencedoras foi mais um encontro entre os fabricantes, varejistas, representantes de entidades ligadas ao segmento e autoridades, entre elas Michel Temer, presidente da República, que foi homenageado com a Pá de Ouro – Operário Número 1 da Construção. Acompanharam a premiação e a solenidade, Torquato Jardim, ministro de Estado da Justiça; Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado; Paulo Solmucci Júnior, coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs); Fábio Lenza, vice-presidente de Produtos e Varejo da Caixa; Rodrigo Navarro, presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) e Beth Bridi, diretora da Grau 10 Editora e da Revista Anamaco

u

Em seu discurso de abertura, Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), saudou aos presentes e dirigiu-se ao presidente Michel Temer explicando que, desde 1998, todos os presidentes da República participaram do Prêmio Anamaco e receberam o reconhecimento da entidade. Segundo ele, trata-se de uma relação institucional no mais alto nível e mostra, claramente, a importância e a relevância do segmento da construção na economia do Brasil.
Atchabahian exemplificou em números, o tamanho e a pujança do setor. “O varejo de material de construção é formado por 148 mil lojas espalhadas por todos os municípios do País. Fazemos parte da cadeia da construção civil, que movimenta cerca de R$ 435 bilhões, representando 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gerando nove milhões de empregos diretos. O varejo, isoladamente, representa 37% desse total”, explicou.
O executivo lembrou que o Brasil está passando por um momento de mudanças e transformações com a sociedade mais atenta e exigente, portanto as cobranças são inevitáveis. Ele reforçou que o País precisa, urgentemente, de reformas estruturantes e modernizantes. “A Reforma Trabalhista foi um grande passo e um grande legado que seu governo deixa para o Brasil. Ela modernizou e atualizou uma legislação que já tinha 70 anos, promovendo maior geração de empregos, além de proporcionar maior segurança jurídica nas relações de trabalho”, salientou.
O presidente da Anamaco frisou que Michel Temer estava diante das maiores lideranças da indústria e do varejo de material de construção do Brasil e que todos conhecem a dificuldade de conviver com uma legislação complexa e de difícil entendimento e aplicação. “ A legislação atual não atende ao Brasil moderno, que precisa ser mais produtivo e competitivo”, observou.
O executivo lembrou o que setor superou anos difíceis, que foram 2015 e 2016, e que está chegando ao final de um ano ainda complicado, mas mais promissor do que os períodos anteriores. Na sua análise, o Brasil está retomando o caminho do crescimento e do progresso. Ele salientou que sabe das dificuldades que o presidente encontrou no momento de sua posse e de todos os esforços que foram e estão sendo feitos para que a economia se recupere e o Brasil volte a crescer num ritmo mais rápido. “O Brasil é um País de dimensão continental, bastante complexo, com enormes desigualdades e muitos desafios a serem superados, mas é jovem, promissor e ainda oferece muitas e variadas oportunidades. Nosso País precisa ser construído e, quando falamos em construir, falamos em material para construção. Eis aí uma grande oportunidade”, frisou.

Na sequência, Fábio Ermírio de Moraes, membro do Conselho da Votorantim, eleito a Personalidade da Indústria, falou sobre o prazer de receber a homenagem, que coincide com os 100 anos da empresa. Segundo ele, essa premiação o enche de orgulho e o engrandece. “Estou aqui representando os acionistas da Votorantim e todos os nossos colaboradores que, ao longo dos anos, escreveram juntos uma história de superação, desafio e muito trabalho”, destacou.
Segundo ele, o Grupo está preparado para os próximos 100 anos e engajado para o desafio imposto por esse mundo cada vez mais dinâmico e competitivo. “A Votorantim se forjou nas crises e sempre saímos melhor delas, que nos exigem foco e muita determinação”, disse.

Claudio Conz, presidente Executivo da Anamaco, lembrou que a pesquisa que dá origem ao Prêmio Anamaco consegue extrair o que os lojistas pensam em relação ao mercado. Com isso, chamou ao palco, Álvaro Mendonça Alves, presidente da Carajás, Grupo alagoano com lojas em Alagoas, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, eleito a Personalidade do Comércio para fazer seu pronunciamento.
Em um breve discurso, Alves disse que era emocionante um nordestino pujante receber o prêmio. Segundo ele, sua inspiração vem de Michel Temer, a quem chamou de irmão. “Ninguém, até hoje, teve a coragem de mexer com a Reforma Trabalhista. Se quem apoiou o senhor no começo da gestão continuasse dando apoio, teríamos uma Reforma Trabalhista melhor e uma Previdenciária, que está nos arrebentando. O senhor vai ficar para a história”, ressaltou.

Conz fez um retrospecto sobre as conquistas do setor durante o governo Temer e do legado deixado pela gestão. Na sequência, Michel Temer recebeu o troféu e discursou. Ele destacou que foi muito bem recebido pelos executivos do setor ao chegar à premiação. “Receber o setor lá no começo da gestão foi um gesto de sabedoria porque desde o primeiro momento precisávamos paralisar o desemprego que assolava o País. A melhor forma de fazê-lo era prestigiar esse setor que mais facilmente contrata”, justificou.

Temer aproveitou a ocasião para dar exemplos de indicadores que mostram a evolução econômica desde que se tornou presidente e falou sobre a importância da Reforma Trabalhista. “Quando vejo empreendedores que se reúnem em uma festa, eu digo que valeu a pena trabalhar pelo Brasil”, finalizou.
Este ano, pela primeira vez, além de homenagear os fabricantes, o evento destacou no Prêmio Atacadista os atacadistas com os quais os lojistas mais trabalham, por Região, que foram premiados pelo trabalho que realizam. 

A cobertura completa da 27ª edição do Prêmio Anamaco poderá ser conferida na Revista Anamaco impressa número 299

Fotos: Alan Morici/Grau 10 Editora

Setor da construção tem noite de festa e homenagens em São Paulo
Compartilhe esse post:

Comentários