Logística reversa

Sika firma parceria com eureciclo para compensação ambiental das embalagens

Texto: Redação Revista Anamaco

A logística reversa se tornou tema relevante para a sociedade nos últimos anos, tendo o objetivo de reforçar o consumo consciente e garantir a destinação correta dos resíduos sólidos. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina as metas para a recuperação das embalagens pós-consumo pela logística reversa, a meta dos setores para 2023 é de 22%. Espera-se que atinja 45% em 2040. 
Nesse cenário, a Sika compensa as embalagens de seus produtos por materiais equivalentes, ou seja, resíduos iguais ao mesmo material e ao mesmo peso da embalagem original serão reciclados, sendo assim, um modo de fazer logística reversa. Os resultados são reconhecidos através de Certificados conferidos pela eureciclo, empresa que busca soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental através do rastreio de resíduos que podem ser recicláveis.
Kelly Santos, gerente de Sistema de Gestão Integrado (SGI) e Meio Ambiente na Sika, explica que o selo eureciclo comunica aos consumidores que a companhia é sustentável. “A instituição tem como meta estruturar e transformar a cadeia da reciclagem, aumentando a capacidade produtiva de seus parceiros para que possam destinar um volume maior de resíduos para a reciclagem. Como resultado, há geração de empregos e o aumento da renda dessas organizações”, frisa.
Segundo ela, a Sika adquiriu o Certificado de Reciclagem da eureciclo de 22% do volume de resíduos gerados pelos produtos que foram comercializados pela empresa, sendo o mínimo exigido pela legislação atualmente. O relatório de impacto de ano base 2022 mostra que a companhia no Brasil compensou quase 42 toneladas de metal, mais de 81 toneladas de papel e 396 toneladas de plástico. 
De acordo com Kelly, a Sika conta com estratégias e diversas ações de sustentabilidade. “Estamos empenhados em medir, melhorar, investir, reportar e comunicar continuamente a criação de valores sustentáveis. Entre essas iniciativas, está o comprometimento com a redução em 12% as emissões de CO2, além de fazer parte de construções ecológicas como o LEED, sistema de certificação de edifícios ecológicos mais conhecido do mundo. Queremos sempre buscar por novas soluções a fim cuidar do meio ambiente”, comenta.
Ao adotar a solução eureciclo, a Sika destina recursos para a cadeia de reciclagem com o intuito de mitigar o impacto ambiental de embalagens pós-consumo. Os certificados comprovam que as embalagens foram direcionadas à reciclagem pelos operadores e ou cooperativas e, consequentemente, cumprem com o atendimento legal, além de incentivar a economia circular. “A companhia quer seguir com a compensação ambiental das embalagens pós-consumo, garantindo atendimento a legislação e incentivo ao aumento do percentual da adesão ao programa”, finaliza.

Foto: Freepik/Divulgação

 

 

Sika firma parceria com eureciclo para compensação ambiental das embalagens
Compartilhe esse post:

Comentários