Soprano divulga Relatório de Sustentabilidade, que apresenta avanços em ESG
Texto: Redação Revista Anamaco
A Soprano apresenta a segunda edição do seu Relatório de Sustentabilidade. Com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o documento evidencia o compromisso da empresa com a transparência, o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais consciente.
A publicação revela que, ao longo de 2024, a marca avançou, significativamente, na consolidação da estratégia ESG, com destaque para a estruturação de sua governança em quatro níveis de atuação, o que garantiu maior efetividade e integração da sustentabilidade aos negócios.
De acordo com a empresa, o impacto social foi um dos pilares do período, com a destinação de mais de R$ 2,13 milhões para ações de apoio às comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo a entrega de 13 casas mobiliadas em Muçum (RS), além da mobilização de mais de 50 voluntários e investimentos específicos no cuidado com as famílias dos colaboradores. Além de Muçum, as doações também beneficiaram os municípios de Santa Tereza e Estrela.
O documento mostra, ainda, que na frente de desenvolvimento humano, a Soprano promoveu 95 eventos de capacitação, alcançando uma média de 37,2 horas de treinamento por colaborador, além de registrar um crescimento de 53% no número de beneficiários do Programa de Bolsa Auxílio. O incentivo à inovação interna também teve destaque, com 320 ideias cadastradas no Programa de Ideias, das quais 67 foram premiadas e 61 implementadas.
Já na excelência operacional, a companhia obteve uma redução nos tempos de processos administrativos, atingindo resultados de melhoria de até 61%, além de quedas expressivas nas devoluções por problemas de separação e de expedição, agilizando seus processos pensando na melhor experiência do cliente.
No campo da inovação e sustentabilidade, por sua vez, o ano foi marcado pelo lançamento do módulo fotovoltaico Topcon 590W, com eficiência de até 22,5%, além de novos drivers bomba solar voltados ao agronegócio. A empresa também movimentou R$ 675 milhões em sua cadeia de suprimentos, com 54% das compras feitas junto a fornecedores internacionais e 46% com parceiros nacionais.
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