SP recua, mas matcon pode funcionar - Revista Anamaco

SP - Fase Vermelha

SP recua, mas matcon pode funcionar

Texto: Redação Revista Anamaco

O governo de São Paulo anunciou, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, no começo da tarde de hoje (03 de março), a reclassificação de todo o Estado, que retorna à fase vermelha do Plano SP.
Em seu discurso, João Doria, governador do Estado, fez duras críticas ao Governo Federal e lamentou o posicionamento político e negacionista diante da vida. Doria lembrou que, ontem, o Brasil registrou 1.726 mortes, o que significa o pior dia da pandemia desde março de 2020. Segundo ele, as próximas duas semanas serão as piores, desde o primeiro caso de Covid-19 registrado no País. “Essa é a triste realidade de um País comandado por um negacionista, que não tem Ministério da Saúde, nem coordenação para um programa de saúde pública na pior crise sanitária dos últimos 100 anos”, lamentou.
Doria reforçou que, como governador, reafirma o compromisso em defesa da vida, da saúde e da ciência. Ele lembrou que, há 41 dias, o Brasil tem mais de mil mortes por dia e que isso não é normal e nem banal. “Isso não é uma gripezinha. Isso é uma tragédia, que pode ser ainda pior se não tomarmos medidas. Não podemos banalizar a morte”, frisou.

                                                                          
O governador lembrou que a segunda onda de Covid-19 atinge todo o Brasil. Em São Paulo, por dia, cerca de 500 pessoas perdem a vida. Nas últimas 24h, a central de regulação de vagas, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, recebeu 901 pedidos para internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. Na prática, isso quer dizer que São Paulo encaminhou para internação um paciente de coronavírus a cada dois minutos. “Esse é o termômetro da linha de frente e dessa tragédia que estamos vivendo. Parte disso deve-se à falta de coordenação, liderança, seriedade e responsabilidade. É uma tragédia para o País, no meio de uma pandemia, ter um presidente da República que despreza a vida, ofende a existência. Triste Brasil que tem de suportar alguém com esse comportamento. Estamos à beira de um colapso na saúde”, desabafou.
Diante dessa situação, atendendo a uma recomendação do Centro de Contingência de Covid-19, o governo reclassificou todo o Estado para a fase vermelha, o que significa que, a partir da zero hora do próximo sábado (06 de março) até 19 de março, estão autorizados a funcionar apenas os serviços considerados essenciais. Além disso, o toque de restrição passa a valer entre 20h e 5h.
Entre as atividades essenciais estão: saúde, alimentação, segurança, comunicação social, construção civil e indústria, serviços gerais, restaurantes (delivery, retirada e drive-thru) e similares, logística, abastecimento - o que inclui as lojas de material de construção - e educação.
Um ano após o início da pandemia, o governo destaca algumas recomendações para tentar reduzir a velocidade de transmissão do vírus: ficar em casa e sair apenas quando for extremamente necessário, usar máscara, incentivar, ao máximo, o teletrabalho, evitando a presença física, sempre que possível, nos ambientes corporativos - que são muito favoráveis à contaminação - e evitar as aglomerações.

Foto: Reprodução da internet

SP recua, mas matcon pode funcionar
Compartilhe esse post:

Comentários