Respeito ao meio ambiente

Stihl e PUC-RS criam espaço interativo sobre o bioma Mata Atlântica

Texto: Redação Revista Anamaco

A Stihl e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) inauguraram, em 28 de agosto, uma Sala Vivencial, que deverá promover atividades desenvolvidas sob o projeto denominado Pró-Mata. O espaço valoriza, preserva e promove a biodiversidade do bioma Mata Atlântica e estará aberto ao público no Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade.
O espaço educativo, interativo e imersivo, visa compartilhar conhecimento relevante, promover atividades práticas e lúdicas com foco na sustentabilidade, para a preservação do ambiente do Bioma Mata Atlântica, característica do Brasil. "É gratificante poder desenvolver projetos que promovam o conceito socioambiental, considerando sempre a biodiversidade e contribuindo para a preservação e a sustentabilidade ambiental, deixando um legado para gerações futuras, alinhado com a cultura e os valores da Stihl", destaca Raul Kriedte,  gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da empresa.
Para Simone Monteiro, coordenadora de processos museais do Museu da PUC-RS, ações como esta, com práticas educativas, diálogos e interações lúdicas, promovem o conhecimento e a consciência socioambiental junto à sociedade. “A interação abre espaço para experimentações, trocas de saberes e aproximação da ciência com o dia a dia das pessoas, proporcionando reflexões sobre as vivências do cotidiano e seus impactos no planeta Terra”, afirma a coordenadora.
A criação da Sala Vivencial é parte da ampliação da parceria entre a empresa e a Universidade para o ‘Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata’. Essa cooperação, que teve início em 1993, tem como propósito e premissa a preservação, pesquisa e disseminação dos conceitos, conhecimento e boas práticas para a preservação e restauração da biodiversidade dos ecossistemas naturais.
O Centro de Pesquisas foi instalado em uma área de, aproximadamente, 2,38 mil hectares em São Francisco de Paula (RS), atribuída à PUC-RS com suporte financeiro da Stihl e apoio da Universidade de Tübingen (Alemanha).
O projeto tem como objetivo desenvolver atividades de educação ambiental e acolher pesquisadores que estudam a fauna e a flora locais. Ao longo dos anos, a Stihl tem apoiado o Pró-Mata com recursos para pesquisas científicas e a disseminação dos conhecimentos obtidos.
Além da Sala Vivencial, a parceria renovada incluirá a implementação de uma estufa viveiro para o cultivo de araucárias (‘Araucária Angustifolia’) e outras espécies nativas. O objetivo é a disseminação das espécies, a recuperação e florestamento de áreas degradadas. A cooperação também prevê mais dois novos projetos de pesquisa científica e ampliação do escopo junto a outras áreas do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS.

Foto: Divulgação

Stihl e PUC-RS criam espaço interativo sobre o bioma Mata Atlântica
Compartilhe esse post:

Comentários