Stihl e PUC-RS renovam parceria para conservação e pesquisa da natureza
Texto: Redação Revista Anamaco
A Stihl e a PUC-RS incrementaram o acordo de parceria para o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, a fim de promover conhecimento e boas práticas para a preservação e restauração da biodiversidade dos ecossistemas naturais, ampliando às regiões do mesmo bioma.
Com isso, serão realizados mais dois projetos envolvendo pesquisa científica da fauna e flora local. Neste novo ciclo, será efetivada a implementação de uma estufa viveiro para promover o cultivo de Araucárias e espécies nativas, com o objetivo de disseminação das espécies, recuperação de áreas e florestamento.
Além disso, deverá ser criada uma Sala Vivencial, interativa, dinâmica e educativa, no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS que disseminará conceitos e conhecimento sobre sustentabilidade e trará o ambiente da biodiversidade do bioma Mata Atlântica.
Raul Kriedte, gerente de gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da Stihl, explica que o projeto visa desenvolver atividades de educação ambiental e disponibiliza sua estrutura para receber pesquisadores que realizam trabalhos sobre a biodiversidade da fauna e da flora da região. “É gratificante para a Stihl poder promover o desenvolvimento de projetos que, como o Pró-Mata, promovem ações de pesquisa científica que resultam em desdobramentos socioambientais, contribuindo para a preservação e a sustentabilidade ambiental, deixando um legado para gerações futuras e oportunizando um mundo melhor, alinhado com a cultura e os valores da empresa. A organização prima por facilitar e otimizar o trabalho com e na natureza por meio de ferramentas motorizadas adequadas às atividades estabelecidas, sempre com foco principal nas pessoas e no meio ambiente, com segurança, facilidade, rendimento e conforto”, salienta o gerente.
A parceria da empresa com o Projeto Pró-Mata começou em 1993, quando a Stihl alocou recursos que contribuíram para a aquisição de uma área de cerca de três mil hectares no município de São Francisco de Paula (RS), área privilegiada pela localização, composta por florestas primárias e secundárias, onde está instalado o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata (CPCN Pró-Mata).
Ao longo deste período, a companhia mantém a relação colaborativa, apoiando com recursos destinados a apoiar pesquisas científicas e a disseminação de conhecimento com base nos resultados obtidos.
Foto: Divulgação