Suvinil colore casas na Ilha do Marajó em parceria com a Guá Arquitetura
Texto: Redação Revista Anamaco
A Suvinil é parceira da Guá Arquitetura no projeto Colorindo o Céu, iniciativa que celebra a identidade visual e cultural de uma comunidade de pescadores localizada em Soure, na Ilha do Marajó (PA). Todos os anos para as festividades do Círio local, realizadas em novembro, os moradores da Vila do Céu repintam as fachadas de suas casas de madeira em um gesto de renovação e celebração.
Convidada pelos arquitetos Pablo do Vale e Luís Guedes, sócios fundadores do escritório paraense, para participar da revitalização deste ano na comunidade, a Suvinil contou com a designer Bruna Galliano, consultora de cores da marca, que juntos criaram uma paleta exclusiva inspirada nas cores já presentes na vila. O processo começou com a catalogação das tonalidades existentes e culminou na criação de uma coleção com 14 cores - entre tons vibrantes, energéticos, suaves e pastel - que traduzem a estética e a atmosfera afetiva do local.
A aprovação da paleta foi validade pelos moradores da comunidade que tiveram a liberdade de escolher as cores que mais agradaram para pintar suas casas. “Quando as tintas chegaram na comunidade foi um dos momentos mais marcantes. Foi um sonho realizado ver não só a minha casa, mas a vila sendo transformada e o empenho de todos na renovação. As novas cores escolhidas levaram ainda mais alegria e vida para a Vila do Céu. Tenho certeza de que isso impactará também as futuras gerações a darem continuidade ao nosso trabalho na comunidade”, explica Patricia do Socorro Monteira Lima, moradora da Vila do Céu e líder comunitária.
Bruna frisa que a criação da paleta foi um exercício de escuta e respeito. “As cores que já existiam ali traziam histórias, afetos e memórias. Nosso papel foi organizá-las, potencializá-las e criar uma harmonia que fizesse sentido para a comunidade. A cor, nesse caso, é também uma forma de pertencimento”, afirma a consultora.
Cerca de 800 litros de tinta, além de material como rolos, bandejas e pincéis, foram doados pela marca para a pintura de mais de 100 casas. A ação contou com o envolvimento ativo da própria comunidade, que realizou a aplicação com o apoio de um técnico de pintura da Suvinil no local. “Projetos como esse mostram o quanto a cor é uma ferramenta poderosa de transformação. Estar presente na Vila do Céu é uma forma de reconhecer e valorizar as expressões culturais locais, reforçando nosso compromisso com a diversidade e com o Brasil real”, destaca Sylvia Gracia, gerente de Marketing - Cor e Conteúdo da Suvinil.
Guedes lembra que a maior preocupação era criar uma paleta de cores que respeitasse a manifestação cultural da região. “Durante o processo a comunidade teve a liberdade de participar, ativamente, na escolha das cores para suas casas e o resultado ficou incrível e nos deixou extremamente felizes. Preservar esse patrimônio cultural paraense sem intervir foi o grande legado e acerto desse projeto”, observa.
Vale acrescenta que o processo de escuta durante a criação dessas novas cores com a comunidade foi fundamental. “A cor carrega emoção, memórias, histórias - e entender o significado disso para cada família foi essencial para traduzir esses sentimentos em uma paleta. O grande desafio, e ao mesmo tempo o ponto mais bonito desse trabalho, foi justamente essa tradução sensível. Nosso principal objetivo com o projeto foi dar permanência a algo que já é cultivado há tantos anos pela própria comunidade”, finaliza.
Foto: Divulgação