Logística reversa

Tarkett celebra sete anos do ReStart com 200 toneladas de resíduos reciclados no Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

Sete anos após seu lançamento no Brasil, o ReStart, programa de logística reversa da Tarkett, alcançou um marco significativo: 200 toneladas de resíduos de pisos vinílicos foram coletadas e recicladas, evitando o descarte inadequado em obras e reformas por todo o País.
Lançada em agosto de 2018 como parte de um programa global da companhia iniciado em 2010, a iniciativa recupera sobras de pisos vinílicos. No mundo todo, o ReStart recuperou 124 mil toneladas em 15 anos de atividades.
Vanessa Costa, coordenadora do Programa, explica que a proposta é simples: em parceria com lojas e instaladores, a empresa se propõe a recuperar, ainda nos canteiros de obra, as sobras de pisos vinílicos da marca e reinseri-las na cadeia produtiva, uma vez que o vinílico é majoritariamente feito de PVC, derivado plástico 100% reciclável. “Esse material retorna à fábrica da Tarkett, localizada em Jacareí (SP), onde tudo é triturado e incorporado à base de linhas fabricadas no País. A fábrica brasileira, inclusive, é uma das oito plantas industriais do Grupo Tarkett no mundo todo habilitadas como centro de reciclagem”, frisa.
A coordenadora destaca que para garantir a qualidade e a performance da matéria-prima reciclada, são reaproveitadas na fábrica as sobras que não foram “contaminadas” com adesivo e massas. “Queremos chegar a 30% de matéria-prima reciclada na composição de novos produtos até 2030. O ReStart é estratégico para atingirmos esse objetivo, e a operação brasileira já é uma das mais sustentáveis dentro Grupo nesse sentido. O pioneirismo na logística reversa de vinílicos no Brasil é algo que, por um lado, é motivo de grande orgulho, mas que por outro, mostra que enquanto mercado precisamos amadurecer para que todo o ciclo se fortaleça”, explica Vanessa.
Segundo ela, para ter impacto real, o ReStart compreendeu desde o início que não poderia ser uma ação isolada à própria companhia. Seria preciso somar forças. Por meio de um sistema de incentivos financeiros e reconhecimento institucional, o programa beneficia, diretamente, instaladores e lojas autorizadas da Tarkett, estimulando a adesão voluntária à prática da logística reversa.
Para os instaladores, a empresa oferece uma remuneração de R$ 1,00 por quilo de material coletado, desde que cada entrega atinja um mínimo de 100 kg. O pagamento é feito por meio do cartão ReStart, que funciona como um cartão de débito tradicional, sem taxas ou burocracia, permitindo que o valor recebido seja utilizado livremente.
Já para as lojas parceiras, o ReStart oferece uma série de vantagens que vão além do aspecto ambiental. Ao aderirem ao programa, essas lojas recebem kits de bags exclusivos para armazenagem correta dos resíduos, têm seu engajamento reconhecido com o selo ReStart no site da Tarkett - com destaque na busca por região. “Essa estratégia fortalece a relação entre os parceiros, criando um ciclo virtuoso de responsabilidade compartilhada em prol das pessoas e do planeta”, analisa Vanessa.
Integrado às diretrizes globais da Tarkett, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, o programa se conecta ao ODS 12, que trata de garantir padrões de produção e consumo sustentáveis, reforçando o papel da indústria como agente ativo na transição para uma economia mais consciente.
Para os próximos anos, a companhia projeta um número maior de lojas e instaladores voluntários ao programa, com esforços concentrados em ações de comunicação, treinamentos e incentivos diretos para diminuir o aspecto flutuante dessa adesão. “Temos uma comunicação ativa do programa em nossas mídias sociais, treinamentos, apresentações institucionais para revendedores, construtoras, engenheiros, arquitetos, instaladores. A economia circular é um caminho sem volta. Quem se adaptar primeiro, sairá na frente em um mercado onde os nossos clientes e os clientes deles vão levar em conta aspectos que vão muito além do preço. Somos a única fábrica no Brasil que oferece essa ação circular e ainda proporciona vantagens aos participantes, o que favorece a expansão nos próximos anos”, completa a coordenadora.

Foto: Divulgação

Tarkett celebra sete anos do ReStart com 200 toneladas de resíduos reciclados no Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários