Tecnologia da Amanco Wavin evita perda de 370 mil m³ de água em Campinas
Texto: Redação Revista Anamaco
A Amanco Wavin acaba de anunciar os resultados da parceria com a Microsoft e a Sanasa, companhia responsável pelo abastecimento hídrico de Campinas (SP), para a redução de perdas de água na cidade. Em um ano de operação, o projeto alcançou economia de 370.442 mil m³ de água, volume equivalente a 151 piscinas olímpicas.
Iniciado em julho de 2024, o acordo tem como objetivo reduzir o desperdício de água em Campinas, em uma das cidades mais afetadas pela escassez hídrica no Estado, agravada por períodos de estiagem e irregularidade das chuvas.
A previsão do projeto é, em 10 anos, cobrir toda a cidade, chegando a uma economia total de 18 milhões de m³, por meio do Serviço de Gestão de Redes de Água e Esgoto, solução inteligente da Amanco Wavin. A tecnologia combina algoritmos de aprendizado de máquina e análise em nuvem com uma central de monitoramento 24 horas, localizada em São Paulo.
Por meio do Sistema de Gerenciamento de Redes, a equipe de engenharia da empresa analisa os eventos gerados, como vazamentos, rompimentos e falhas em ativos para agir antes que causem interrupções no abastecimento. Com base em insights preditivos e acionáveis, a ferramenta permite que a companhia priorize reparos, reduza a água não faturada e aumente a eficiência da rede.
Fabiana Castro, diretora de Infraestrutura e Novos Negócios da Amanco Wavin, explica que, no primeiro ano, o projeto superou as metas iniciais: foram instalados 120 Distritos de Medição e Controle (DMCs) e 109 monitorados, abrangendo cerca 19% de ligações do município. “A ampliação do projeto reforça nossa preocupação com a escassez hídrica. Enfrentamos um desafio histórico no setor, com redes antigas e perdas significativas, por isso nosso foco está em identificar esses gargalos e atuar de forma estratégica para tornar o abastecimento mais eficiente e sustentável”, destaca.
Atualmente, a solução da companhia está presente em 14 cidades brasileiras, com parceria ativa com dez companhias de saneamento. “Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa parceria. Em tempos de mudanças climáticas e crises hídricas, garantir que menos água se perca nas tubulações é promover segurança hídrica para Campinas”, comemora Manuelito Magalhães Júnior, presidente da Sanasa.
Foto: Divulgação