Tecnologia e produção - Revista Anamaco

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Tecnologia e produção

Com investimentos nessas duas áreas, a Eternit registra crescimento em 2022 e se prepara para aumento da capacidade de produção em diferentes unidades fabris

 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Telhas de Fibrocimento (Sem Amianto) - Pulverização

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Resiliência tem sido um fator importante no mundo dos negócios nos últimos anos. E para a Eternit não foi diferente, permitindo registrar resultados positivos em suas operações tanto em 2022, como em 2023. De acordo com o presidente da companhia, Paulo Andrade, a empresa obteve um crescimento de 6% no faturamento líquido de 2022 frente a 2021, com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) recorrente de R$ 186 milhões, resultando em margem de 16%; o lucro líquido foi de R$ 138 milhões.
E a mesma força observada no ano passado tem sido exigida também neste ano. No primeiro semestre, a receita líquida foi de R$ 556 milhões, 1% acima do primeiro semestre de 2022, apesar da forte retração de demanda da indústria de material de construção no período. “No segmento de fibrocimento, as vendas de telhas foram de 304 mil toneladas, repetindo o desempenho na mesma comparação. As exportações do mineral crisotila totalizaram 94 mil toneladas, -2% frente ao primeiro semestre do ano passado, impactadas, principalmente, pela menor disponibilidade de produto em função da parada programada de manutenção da unidade em abril”, conta. O lucro bruto atingiu R$ 150 milhões, queda de 22% no período, o EBITDA recorrente caiu 46% - foi de R$ 58 milhões - e o lucro líquido foi de R$ 23 milhões uma redução de 72%.
Os bons resultados são acompanhados de vários investimentos, que se destacam nos últimos dois anos. Entre os pontos positivos de 2022, estão a conclusão da aquisição da Confibra pelo montante de R$ 110 milhões, um adicional de capacidade mensal de 13 mil toneladas de telhas de fibrocimento, e o projeto greenfield da unidade de Caucaia (CE) em instalação, que obteve junto ao Governo do Estado do Ceará os benefícios fiscais do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará - CDI no âmbito do Programa de FDI/PROVIN. A planta terá capacidade inicial de 6,5 mil toneladas por mês e conclusão prevista ainda para este segundo semestre de 2023.


PRODUÇÃO REFORÇADA Entre os destaques da companhia, estão as ampliações das unidades
                do Rio de Janeiro (RJ) e de Goiânia (GO), que juntas representam um adicional
de produção de cerca de 7 mil t/mês

Outros destaques da companhia são as ampliações das unidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Goiânia (GO), que juntas representam um adicional de produção de cerca de sete mil t/mês, e da  fábrica de fibra sintética de polipropileno em Manaus, que permitirá aumentar em cerca de 40% a capacidade atual, volume destinado ao abastecimento da Confibra e do projeto greenfield do Ceará até o final de 2023.
Em outro segmento, a Eternit obteve a concessão da patente da “Célula Fotovoltaica Encapsulada”, que gerou quatro novos modelos de telhas solares de concreto. Em 2022, foram comercializadas cerca de 200 kWp das telhas solares de concreto, produto que cumpriu as etapas de desenvolvimento e encontra-se liberado para vendas sem restrição. A companhia, em conjunto com a ONG Revolusolar, iniciou um projeto-piloto para a instalação de telhas fotovoltaicas de fibrocimento em uma residência na comunidade do Chapéu-Mangueira, localizada na cidade do Rio de Janeiro, com estimativa de geração de cerca de 200kWh/mês.
Na avaliação de Andrade, os resultados refletem as mudanças em ações gerenciais, como a redefinição da estratégia comercial de pulverização de vendas e o aumento da cobertura geográfica; a revisão do portfólio de negócios e lançamento de produtos.
Os investimentos foram direcionados, também, à tecnologia. “Em 2023, a Eternit incorporou em suas telhas onduladas de fibrocimento uma tecnologia exclusiva batizada de Imper +. Trata-se da inclusão de uma nova etapa no processo de fabricação, que promove uma proteção adicional contra água, garantindo um produto de alta performance. Também realizamos pesquisas contínuas para o aprimoramento dos produtos já existentes, além de um rigoroso controle da qualidade e testes feitos em cada novo lote”, ressalta Andrade.
O sucesso da empresa também depende da força de vendas. O executivo salienta a importância dos pontos de venda, para os quais coloca em prática diversas ações. “São feitas campanhas e parcerias com nossos parceiros, como treinamentos, ações de relacionamento, positivações de material de ponto de venda, fachadas, uniformes, participação em feiras e eventos dos clientes, programa de visita às nossas fábricas, envio de leads, entre outras”, afirma Andrade. “A Eternit está presente em todas as regiões do País e se diferencia neste mercado com a atuação de uma equipe especializada que inclui vendedores/RCA’s, promotores técnicos e especificadores aptos a solucionarem todas as dúvidas dos clientes e ajudá-los a aumentar o giro dos produtos”, observa.
Para o executivo, Eternit é sinônimo de produtos duráveis, de qualidade e resistência, imagem respaldada em sua história e na popularidade das telhas de fibrocimento, construída pelos investimentos contínuos em processos, inovação, pessoas e ações sustentáveis, pilares que garantem a perenidade do negócio e a segurança de uma marca forte.

PAULO ANDRADE Eternit é sinônimo de produtos duráveis, de qualidade e resistência, imagem respaldada em sua história e na popularidade das telhas de fibrocimento 

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