Tintas Renner by PPG anuncia Safári Secreto como a Cor do Ano de 2026
Texto: Redação Revista Anamaco
A PPG, por meio da sua marca arquitetônica Tintas Renner, acaba de anunciar Safári Secreto como a Cor do Ano de 2026. Trata-se de verde-amarelado, que equilibra um conforto relaxante com uma pitada de energia e vitalidade, tornando-a apropriada para inúmeras aplicações. A cor faz parte do tema global de cores da PPG para 2026, intitulado Paralelos que inclui três paletas distintas: Autêntico, Visionário e Expressivo.
Michele Schaeffer, gerente de Marketing da Tintas Renner, marca licenciada da PPG, explica que Safári Secreto foi selecionada pela equipe global de especialistas em cores da PPG, após um trabalho de pesquisa contínua e cooperação entre diferentes regiões e setores.
Segundo ela, o processo anual de seleção de cores envolve a análise de tendências internacionais em arquitetura, design, comportamento do consumidor e inovação de materiais. O tom resultante é uma influência-chave no design de interiores, mas também se estende a aplicações em bens de consumo, revestimentos industriais, automotivos e diversas outras áreas. “É um tom versátil que se adapta bem a diferentes ambientes. Essa cor transmite uma sensação de tranquilidade sob a luz natural e revela profundidade em ambientes sombreados ou com pouca luz, o que a torna uma opção versátil tanto para interiores de residências quanto para espaços comerciais”, frisa Michele.
O tema Paralelos explora como as influências globais coletivas levam a respostas individuais diversas. Cada uma das três paletas oferece uma direção de design única: Autêntico: tons terrosos e texturas naturais que enfatizam a simplicidade e a conexão com o meio ambiente; Visionário: contrastes equilibrados e detalhes ousados que apoiam um design inovador; e Expressivo: tons vibrantes e combinações dinâmicas, que celebram a criatividade e o estilo pessoal.
A gerente acrescenta que Safári Secreto complementa as três paletas, oferecendo aos consumidores uma base adaptável para a sobreposição de cores e a narrativa espacial. “Sua estética botânica o torna especialmente eficaz em ambientes internos que desejam estabelecer uma conexão com a natureza. Em ambientes de hospitalidade, a tonalidade cria uma atmosfera relaxante, enquanto em ambientes residenciais, evoca uma sensação ousada e contemporânea. A capacidade da cor de mudar conforme as variações de luz confere profundidade e interesse visual às paredes, armários e estofados”, salienta.
Em aplicações de design industrial e design de produtos de consumo, a nova cor é uma opção desperta emoções de tranquilidade, conexão com a natureza, sofisticação e equilíbrio. “Sua conexão com a natureza proporciona percepções de durabilidade e frescor, tornando-a uma escolha forte para produtos que enfatizam a tranquilidade e a elegância discreta”, finaliza.
Foto: Divulgação