Transformação Digital - Revista Anamaco

Ecomac Sul 2019

Transformação Digital

Texto: Redação Revista Anamaco

Tendo como tema “O varejo em busca de atualização”, o dia 21 de setembro foi  dedicado às palestras e começou cedo no Encontro dos Comerciantes de Material de Construção (Ecomac Sul), que acontece até amanhã (22 de setembro), no Dall´onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS).
A primeira palestra do dia ficou sob a responsabilidade de Camilo Leles, coordenador de Marketing Digital da Saint-Gobain Produtos para Construção, que falou sobre “Transformação digital e o impacto para o seu negócio”.
Em sua apresentação, Leles lembrou que a tecnologia está muito acelerada e que, por conta dessa velocidade, muitas empresas  gigantes foram “engolidas” pelo mercado. O motivo? A falta de atualização. Por outro lado, outras companhias grandes já nasceram digitais. “São empresas que valem muito e são totalmente digitais”, destacou.
O executivo observou que nesse momento de transformações rápidas, nomes fortes no mercado fazem uma verdadeira corrida contra o tempo para se tornarem digitais e estão investindo pesado para isso.
Leles lembrou que a digitalização impacta diretamente na vida das pessoas porque estão mudando a forma que fazer as coisas. Ele reforçou que ir à uma agência bancária física, por exemplo, está ficando raro, a maneira de consumir também está mudando porque os consumidores estão perdendo o medo de usar a internet para fazer compras e as pessoas não decoram mais trajeto porque existe um aplicativo que ajuda.

                            
O crescimento da importância dos meios digitais no cotidiano foi traduzido em números. De acordo com o palestrante, o e-commerce cresceu 27% em três anos no Brasil - em pleno período de crise – e, nesse cenário, o segmento de casa e decoração foi responsável por 10% dos pedidos efetuados via internet. “O consumidor nunca teve tanto acesso à informação. Ele deve ser tratado com honestidade e a loja deve oferecer o máximo de dados sobre o produto de interesse para esse cliente, que deve confiar no local em que está comprando”, destacou.
Outra dado importante serve de referência para reforçar a teoria da integração dos canais de vendas. O coordenador revelou que 56% das compras realizadas no ponto de venda físico são influenciadas pelo digital. “Não dá para atender a esse consumidor com argumentos rasos e nem demorar a atender. A transformação digital  é uma realidade e a experiência na jornada do consumidor nunca foi tão importante”, enfatizou.
Fazendo um recorte para o setor da construção, segundo Leles, esse é um dos segmentos mais lentos quando se fala em inovação, ficando atrás apenas da agropecuária. Para reverter esse quadro, a palavra de ordem é planejamento. De acordo com o palestrante, é fundamental que as empresas se planejem antes de fazer qualquer ação digital porque, na sua análise, mais do que estar presente na internet é preciso decidir o que vai gerar de conteúdo e se dedicar para ter resultados. Além disso, é preciso fazer um diagnóstico para entender como a companhia e os concorrentes estão no mercado e ter consciência do que o consumidor espera da sua marca. “A empresa precisa ter objetivos porque sem eles não sabe onde quer chegar”, explicou. 

A cobertura completa do Ecomac Sul e da palestra estará disponível na edição 311 da Revista Anamaco impressa

Fotos: Grau 10 Editora

 

Transformação Digital
Compartilhe esse post:

Comentários