Tupy figura entre as companhias que melhor aplicam Inteligência Artificial
Texto: Redação Revista Anamaco
A Tupy foi reconhecida entre as 10 melhores empresas do AI Lighthouse Awards, prêmio criado pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a CI&T, empresa global de tecnologia que atua com transformação digital e inteligência artificial (IA). A iniciativa, inédita no Brasil, tem como objetivo identificar e valorizar organizações que aplicam a IA de forma estratégica e orientada a resultados.
A companhia ficou em nono lugar na premiação e o reconhecimento veio pelo case “Desenvolvimento de Inteligência Artificial própria na Tupy”, que demonstra como a empresa tem utilizado tecnologia de ponta para elevar os padrões de eficiência, qualidade e competitividade em seus processos industriais.
O projeto premiado, desenvolvido na sua sede, em Joinville (SC), é um exemplo da aplicação da IA Clássica. De acordo com Daniel Moraes, diretor de Inovação, Planejamento Estratégico & TI na Tupy, o sistema foi desenhado para aprimorar o controle do processo de fundição - etapa fundamental para a produção de blocos e cabeçotes em ferro fundido -, antecipando falhas e reduzindo não conformidades no produto.
Por meio de modelos de machine learning, a Tupy passou a prever falhas já na fase inicial de fusão do metal, interrompendo a produção de itens com potencial de defeito. “Essa automação evita desperdícios, melhora a eficiência operacional e contribui para uma produção mais sustentável”, explica.
Segundo o diretor, além disso, a integração da IA aos controles de máquina permite bloquear, automaticamente, a continuidade de produção de peças fora de padrão. “O avanço foi acompanhado de um programa de capacitação das equipes técnicas, que passaram a comparar as predições das falhas com os resultados reais do processo, reforçando a confiança no uso da tecnologia”, comenta.
De forma complementar, a companhia vem aplicando IA Embarcada, com câmeras de reconhecimento de imagem, para monitorar etapas críticas de montagem de moldes, e IA Generativa, com agentes interativos que auxiliam colaboradores na análise de variáveis de processo e na solução de problemas operacionais. “Estamos orgulhosos por receber esse prêmio, principalmente por reconhecer os avanços em nossa jornada rumo à Indústria 4.0. Na Tupy, a transformação digital envolve pessoas e tecnologias habilitadoras. Adotamos a IA como uma ferramenta que potencializa as competências humanas e todo este processo é conduzido por nossos colaboradores e parceiros, que são fundamentais para consolidar a cultura de inovação e gerar valor de forma ampla e a longo prazo”, destaca.
O AI Lighthouse Awards avaliou 218 organizações de diferentes setores da economia nacional, com base em metodologias desenvolvidas pela FDC e inspiradas em estudos internacionais. A análise considerou indicadores quantitativos e qualitativos, com foco em impacto, maturidade e resultados obtidos com a adoção de IA.
Foto: Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 