Economia

Varejo de Casa e Construção registrou alta de 2,2% em novembro

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV), estudo divulgado, mensalmente, pela Seed Digital, o varejo físico nacional registrou retração de 3% no número de visitantes em novembro, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Foi o segundo mês consecutivo de baixa, uma vez que, em outubro, o indicador apontou queda de 2,5%. No consolidado de janeiro a novembro, o resultado é de crescimento de 0,6%.
Nesse cenário, a categoria Casa e Construção, com alta de 2,2%, manteve tração estrutural, apoiada no uso do 13º salário e a necessidade de deixar as casas prontas e arrumadas para as festas de final de ano.
A pesquisa revela que o desempenho da Black Friday resultou em indicações relevantes para o varejo físico. Na data, o IICV Seed apresentou queda de 3,7%. Sidnei Raulino, fundador e CEO da Seed Digital, explica que a  consolidação do formato Black November segue trazendo mudanças operacionais ao varejo, com maior planejamento de estoque e menor concentração no pico promocional. “Porém, o movimento também amplia a competitividade entre canais e exige atenção quanto ao posicionamento das lojas físicas nesses períodos promocionais. Esse cenário reforça a importância do varejo físico em fortalecer seus diferenciais competitivos, como experiência, atendimento, ambientação e conexão emocional, atributos que ganham ainda mais relevância com a chegada do Natal, reconhecidamente o maior momento de fluxo nas lojas”, afirma.
Na análise regional, o IICV Seed mostra que o desempenho nacional de novembro não foi uniforme. As Regiões Norte (0,6%) e Nordeste (1,3%) apresentaram variações positivas. Especialmente no Norte, o efeito da COP30 fortaleceu o aumento do fluxo turístico e a demanda por serviços urbanos e contribuiu para maior circulação em comércio e serviços locais. As demais regiões, apresentaram queda, diante dos resultados de 2024. Sudeste (5,9%) e Sul (1,1%), enquanto Centro-Oeste (0,1%) permaneceu praticamente estável.
No recorte por formato, o indicador aponta desempenhos distintos entre os canais físicos. Lojas de Rua recuaram 3,3% em novembro, enquanto os Shoppings registraram leve alta de 0,8% no período.

Foto: Adobe Stock

 

Varejo de Casa e Construção registrou alta de 2,2% em novembro
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