Varejo e a jornada 5x2
Claudio Conz, presidente Executivo da FBM - Fundação Brasileira de Marketing
Embora não seja uma tendência consolidada, empresas do comércio e serviços estão estudando adotar a jornada 5x2 para atrair e reter trabalhadores, priorizando a qualidade de vida. A implementação da jornada 5x2 acarreta custos, como a necessidade de contratação de mais pessoal, porém, os benefícios a longo prazo, como a redução da rotatividade e o aumento da produtividade, podem compensar esses desafios financeiros.
Recentemente, o Hotel Palácio Tangará, em São Paulo, implementou a jornada 5x2, reduzindo a carga horária em duas horas, sem corte no salário. Essa mudança mostra como a jornada 5x2 pode beneficiar diferentes setores.
Outro exemplo vem das Drogarias São Paulo e Pacheco que adotaram a jornada 5x2, impactando cerca de 24 mil funcionários. Essa abordagem no varejo farmacêutico demonstra como a flexibilidade pode ser aplicada em diferentes contextos, oferecendo mais tempo livre aos colaboradores.
A jornada 5x2 pode oferecer mais flexibilidade e qualidade de vida aos trabalhadores. Especialistas afirmam que essa escala representa uma melhoria na saúde mental e no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Com a jornada 5x2, os funcionários podem ter mais tempo para cuidar de suas responsabilidades pessoais e familiares, resultando em maior satisfação e produtividade. A adoção dessa jornada também pode ser um diferencial competitivo, ajudando a atrair e reter mão de obra qualificada em um setor que enfrenta desafios para encontrar trabalhadores dispostos a permanecer em empregos tradicionais.
Ao priorizar o bem-estar dos funcionários, o comércio pode moldar uma nova cultura de trabalho, tornando-se mais atrativo para novos talentos e contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
“Ter metas para o futuro mantém o sol da esperança queimando em nossos corações. Enquanto tivermos esperança, nunca ficaremos estagnados ou desanimados” - Daisaku Ikeda