Balanço positivo

Vendas de cimento encerraram primeiro semestre em alta, apura SNIC  

Texto: Redação Revista Anamaco

A indústria do cimento fechou os primeiros seis meses do ano com desempenho positivo. A comercialização do insumo no País somou 32 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 3,5% em relação ao igual período de 2024. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).  
O estudo indica, ainda, que o mês de junho atingiu 5,4 milhões de toneladas de vendas, registrando um recuo de 1,7% se comparado ao mesmo mês do ano anterior. Ao se analisar o despacho de cimento por dia útil de 244,8 mil toneladas, há um crescimento de 0,5% sobre junho do ano passado e de 5,0% em relação ao primeiro semestre de 2024.
Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, explica que os principais indutores do consumo de cimento permanecem sendo o setor imobiliário e o mercado de trabalho. Os lançamentos seguiram em expansão impulsionados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. No primeiro trimestre, o MCMV respondeu por mais da metade dos imóveis residenciais lançados e apresentou alta de 40,9% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024. A nova faixa do programa trouxe nova perspectiva para o setor de edificações e elevou a confiança da construção. “O mercado de trabalho continua aquecido e surpreende, positivamente, com a manutenção de um nível baixo do desemprego, os recordes do número de empregados com carteira assinada e na massa de rendimento”, pontua Penna. 
Todavia, o executivo lembra as perspectivas se mostram mais modestas. Há um cenário de incertezas em relação à economia do País, incluindo o endividamento, a inadimplência das famílias e a Selic em patamares elevados (15%) além de uma menor confiança do consumidor, que cedeu em junho. 

Foto: Adobe Stock
 

 

 

 

Vendas de cimento encerraram primeiro semestre em alta, apura SNIC  
Compartilhe esse post:

Comentários