Vendas de cimento têm alta em outubro e expectativa é de crescimento no ano
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), as vendas de cimento em outubro totalizaram 6,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano (janeiro a outubro), os números alcançaram 56,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,5% sobre igual período do ano passado. O despacho de cimento por dia útil atingiu 252,3 mil toneladas, uma alta de 5,0% ante outubro de 2024.
Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, explica que o resultado do setor refletiu o cenário macroeconômico contraditório, que combinou, de um lado, um mercado de trabalho aquecido e, de outro, juros altos, inadimplência e endividamento elevados.
O executivo lembra que a taxa de desemprego foi a menor da série histórica (5,6% em setembro) e com recordes na população ocupada (102,4 milhões), nos postos com carteira assinada e massa salarial. “Os principais desafios para o setor vêm do custo do crédito e do orçamento familiar. O endividamento da população (48,91%) e a inadimplência (78,8 milhões de pessoas) seguem em níveis elevados, limitando o consumo. Além disso, com a taxa Selic mantida em 15% e expectativas de inflação acima da meta, o mercado imobiliário, principal indutor do consumo de cimento, sente os efeitos”, pontua.
Na sua análise, o anúncio do novo modelo de crédito imobiliário pelo Governo Federal, com mudança nas regras para uso da poupança e a nova linha de crédito voltada à reforma, tem potencial de impulsionar a demanda na construção civil e do insumo.
Segundo Penna, em linha com as projeções do setor, a indústria brasileira do cimento mantém a expectativa de crescimento entre 2,0% e 3,0% para 2025. “Essa perspectiva se ancora em duas frentes principais: a força do Programa Minha Casa, Minha Vida, que deve gerar uma demanda adicional de 2,5 milhões a 3 milhões de toneladas de cimento por ano, e os investimentos contínuos em infraestrutura, com destaque para habitação e a forte expansão do pavimento de concreto rodoviário e urbano”, finaliza.
Foto: Adobe Stock




|| Orgulhosamente desenvolvida por 