Economia

Vendas estáveis

O volume de vendas no varejo de material de construção manteve-se estável em setembro na comparação com agosto, segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Já na comparação com setembro de 2009, o desempenho foi de 1,5%. Com os números registrados em setembro, o setor acumula, nos últimos 12 meses, 9,5% de crescimento e 10,6% de incremento no ano sobre o mesmo período de 2009.
De acordo com o presidente da Anamaco, as vendas em outubro devem ser fortemente influenciadas pela proximidade do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), previsto para 31 de dezembro. "O consumidor do setor não compra por impulso, ele compra por planejamento. Neste cenário, a proximidade do fim do IPI reduzido para os produtos do setor devem impulsionar algumas reformas. Além disso, as construtoras devem antecipar suas encomendas, pois os preços dos produtos com redução do imposto em vigor devem subir, em média, 8,5% com o fim da medida. Por isso é, também, uma excelente época para o consumidor que pretende reformar ou construir, concretizar sua obra e economizar", diz Conz. "Além disso, as pessoas passam a se preparar para as festividades como Natal e Ano Novo. Elas querem reunir a família com a casa bonita, em ordem, e esse movimento também deve influenciar o nosso setor positivamente", declara.
A estimativa da Anamaco para 2010 é a de atingir 11% de crescimento sobre 2009, quando o setor bateu recorde de faturamento: R$ 45,04 bilhões.

Vendas estáveis
Compartilhe esse post:

Comentários