Vendas recuam na indústria - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Vendas recuam na indústria

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com o Levantamento de Conjuntura, pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), as vendas reais do setor industrial de São Paulo retraíram 4,4% no mês de fevereiro. O resultado atenuou a forte variação positiva ocorrida na leitura anterior, de 14,5%. Outros dois componentes da pesquisa também variaram negativamente no mês: horas trabalhadas na produção (-0,2%) e salários reais médios (-0,1%).
Apenas o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), aos 77,6%, apresentou moderado crescimento de 0,2 p.p. em relação ao mês de janeiro. Todos os dados contam com ajuste sazonal.
O estudo mostra que, entre janeiro e fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, tanto as vendas reais quanto as horas trabalhadas na produção mostram avanço, de 16,1% e de 3,8%, sendo que as vendas reais apresentaram inversão da tendência em relação aos três anos anteriores (2022: -9,2%, 2023: -3,3% e 2024: -7,8%). Já os salários reais médios mostram redução de 0,7% no período. Os dados acumulados no ano não contam com tratamento sazonal.
Já no acumulado em 12 meses, todos os componentes divulgados na pesquisa têm dados positivos. Destaque para as vendas reais (+4,3%), que seguem com crescimento pelo terceiro mês seguido. O indicador de horas trabalhadas na produção (+2,6%) também registra avanço.
Por fim, os salários reais médios (+0,7%), apesar de permanecerem no campo positivo, vêm em tendência de desaceleração desde outubro, quando registraram crescimento acumulado de 1,5%.

Foto: Adobe Stock

Vendas recuam na indústria
Compartilhe esse post:

Comentários