Viapol conquista certificações internacionais e reforça compromisso ESG
Texto: Redação Revista Anamaco
A Viapol acaba de alcançar um novo patamar em gestão da qualidade, sustentabilidade e saúde e segurança ao conquistar duas novas certificações internacionais: ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional), além de obter a recertificação da ISO 9001 (Gestão da Qualidade).
O tríplice selo, alinhado às diretrizes ESG (Environmental, Social and Governance), consolida a empresa como líder em práticas rigorosas, garantindo processos eficientes, redução de impactos ambientais e ambientes de trabalho seguros para seus colaboradores.
Wilson Chini, gerente de EHS - Meio Ambiente, Saúde e Segurança - da empresa, pontua que as normas validam a jornada da Viapol em busca de excelência. “A ISO 9001 assegura produtos de alto padrão por meio de processos padronizados, enquanto a ISO 14001 reforça o compromisso com a gestão responsável de uso dos recursos naturais e a minimização de danos ao meio ambiente. Já a ISO 45001 tem como objetivo criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis em todas as operações da empresa”, explica.
Na sua análise, as certificações são um reflexo direto de investimentos contínuos em inovação de produtos, proteção ao meio ambiente e saúde e segurança ocupacional. “Não se trata apenas de selos, mas da materialização da nossa contínua busca pela excelência. Estamos mais preparados para liderar com responsabilidade, unindo qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, afirma.
Chini lembra que o compromisso da Viapol com a sustentabilidade ganha ainda mais força com iniciativas práticas. Em fevereiro do ano passado, a empresa - integrante do grupo global RPM International Inc. - destacou-se no programa Energy Star Treasure Hunt, que promove eficiência energética e redução de desperdícios.
Nas unidades de Caçapava (SP) e Candeias (BA), projetos como a instalação de multiciclones para reduzir emissões de Material Particulado na unidade de Biomassa, a reciclagem de material no processo produtivo e a adoção de energia solar resultaram em uma economia anual de US$ 425 mil e na mitigação de 1.240 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 8.870 árvores.
Segundo ele, o momento é de celebrar, mas também de acelerar a transformação. “Cada certificação é um degrau. Queremos ser referência não apenas no que fazemos, mas em como fazemos: com ética, transparência e inovação”, diz.
Foto: Divulgação