Votorantim Cimentos divulga balanço do primeiro trimestre do ano - Revista Anamaco

Balanço positivo

Votorantim Cimentos divulga balanço do primeiro trimestre do ano

Texto: Redação Revista Anamaco

Com receita líquida global de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre, a Votorantim Cimentos atingiu um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2019. De acordo com a empresa, o resultado é fruto de um mercado mais forte e um inverno menos rigoroso na América do Norte, além do desempenho, em linha com a expectativa, das demais regiões nos dois primeiros meses do ano.
No encerramento do trimestre, o EBITDA ajustado (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 232 milhões representou uma queda de 60% em relação aos três primeiros meses do ano passado. “Diante do avanço global da pandemia de coronavírus, o impacto no negócio começou a ser sentido principalmente a partir da segunda quinzena de março. Temos um plano de contingências e de continuidade dos negócios, assegurando, com liquidez e caixa robusto, fazer frente à volatidade e incerteza atuais”, garante Osvaldo Ayres Filho, CFO global da empresa.
No Brasil, a receita líquida no trimestre foi de R$ 1,6 bilhão, um aumento de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2019. Já o EBITDA ajustado foi de R$ 116 milhões, retração de 77% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Na avaliação da companhia, os resultados no primeiro trimestre foram positivos devido à melhor dinâmica do mercado até meados de março.
Na América do Norte, a receita líquida atingiu R$ 631 milhões de janeiro a março, uma alta de 52% sobre o mesmo período do ano anterior. Na avaliação da empresa, um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o aumento do volume de vendas de 26%, a melhora nos preços e o efeito de depreciação do Real. O EBITDA ajustado ficou negativo em R$ 5 milhões no trimestre na região. Apesar da queda, superou o resultado do primeiro trimestre de 2019 em 91%.
Na Europa, África e Ásia, a receita líquida ficou estável em relação ao primeiro trimestre de 2019, atingindo R$ 403 milhões. O EBITDA ajustado teve queda de 8%, totalizando R$ 90 milhões no trimestre. Os resultados, de acordo com a organização, foram impactados pela queda de volume de vendas em todos os países, principalmente Espanha, Turquia e Tunísia, devido às restrições comerciais geradas pela Covid-19, que afetou a região a partir de março.
Na América Latina e outras regiões, a receita líquida foi de R$ 151 milhões, queda de 12%, e o EBITDA ajustado foi de R$ 30 milhões, queda de 4% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Foto: Reprodução da Internet

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