Empresas

Votorantim conquista declaração ambiental para 17 produtos no Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

A Votorantim Cimentos aumentou o número de produtos com certificação EPD® (Environmental Product Declaration, em português - Declaração Ambiental do Produto - DAP). Em 2026, duas novas classes de cimento e oito tipos de argamassa da companhia passam a contar com a certificação do EPD Brasil®, integrante do International EPD® System - programa global de declarações ambientais baseado em normas técnicas reconhecidas internacionalmente. Agora, 17 produtos da empresa são certificados no Brasil.
As EPDs reúnem informações transparentes, verificadas por terceira parte e comparáveis sobre os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. A certificação é concedida a partir da avaliação de indicadores como consumo de energia, combustíveis e água, logística de matérias-primas, gestão de resíduos e transporte do produto final. Por seguir metodologias reconhecidas internacionalmente, é aplicável em diferentes categorias de produtos, de alimentos a material de construção.
Os novos cimentos certificados são do tipo CP II-E 40, produzido na fábrica de Pecém (CE), e CP II-F 40, produzido na unidade de Rio Branco do Sul (PR). Entre as argamassas, os são os itens da marca Matrix tipos 2202 Revestimento Fachada, 2203 Projeção, 4201 Contrapiso e 5201 Múltiplo Uso, fabricados nas unidades de Cajamar (SP) e Camaçari (BA). Essas declarações de argamassas foram atualizadas conforme o novo modelo metodológico do sistema internacional, com validade até 2030. 
Além desses produtos, a empresa mantém vigentes as certificações para os cimentos CP II-E 40, CP V ARI e CP III 40 RS, produzidos na planta de Santa Helena, em Votorantim (SP), além dos concretos Convencional Fck 30, Convencional Fck 40, Spectra 40 e Spectra 50, produzidos na central de concreto da Engemix na Grande São Paulo.
Fabio Cirilo, gerente Global de Sustentabilidade e Energia da empresa, destaca que a companhia é pioneira em oferecer essa certificação para cimentos e argamassas no Brasil. “A ampliação das declarações ambientais reforça nosso compromisso em disponibilizar informações transparentes sobre a pegada ambiental dos nossos produtos para clientes de material de construção, que podem optar por material com menor pegada ambiental. Esse avanço é estratégico para o setor da construção civil, pois apoia, diretamente, as construtoras na obtenção de selos de sustentabilidade para seus projetos. Trata-se de mais um passo importante em nossa estratégia de descarbonização e na ambição de atingirmos a neutralidade em carbono no concreto até 2050”, afirma.

Foto: Divulgação

Votorantim conquista declaração  ambiental para 17 produtos no Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários