Amanco Wavin dá dicas para ajudar o varejista da construção civil
Texto: Redação Revista Anamaco
Empresas de diversos segmentos sentiram os impactos da crise causada pela pandemia de coronavírus. No varejo de material de construção não foi diferente. Para ajudar as lojas de pequeno e médio portes do setor, Miguel de Oliveira Junior, gerente de Trade Marketing da Amanco Wavin, elaborou cinco dicas para ajudar esses empreendedores neste momento desafiador.
A primeira dica é a venda customizada. O gerente destaca que os revendedores devem entender as necessidades do cliente e a melhor forma de atendê-lo em uma negociação. Dessa forma, segundo ele, quando o consumidor mora nas proximidades da loja, em vez de oferecer frete grátis, seria mais viável oferecer desconto sobre os produtos vendidos ou uma venda parcelada.
Outro ponto que o lojista deve ficar atento é em relação aos treinamentos. Oliveira Junior reforça que é preciso treinar e reciclar o conhecimento dos vendedores, usando ferramentas on-line, para que se adaptem ao “novo normal”, além de seguirem o modelo de venda estabelecido pelos gestores do local.
Ele lembra que, como o atendimento on-line é diferente do presencial, a realização de um treinamento sobre o tema é essencial, principalmente devido ao atual momento que estamos vivendo. “A venda virtual deve ser prioridade, tratada com rapidez e cuidado, com o objetivo de evitar erros na escolha do produto e, por consequência, devoluções. Para isso, é importante ter uma pessoa dedicada às plataformas digitais”, observa.
Outro aspecto a ser considerado é que a loja tem de estar cadastrada nos principais sites de busca da internet para facilitar sua localização pelo cliente. Além disso, ter um website, mesmo que simples, com os contatos visíveis, e um número de telefone cadastrado em aplicativos de mensagens instantâneas para responder prontamente ao contato dos clientes. Ter perfis do estabelecimento nas redes sociais para divulgar as promoções da semana, novidades e conteúdo de interesse dos seguidores, por exemplo, sempre com o cuidado de evitar assuntos polêmicos, é outra forma de estar em evidência.
O gerente ressalta, também, que é importante manter o abastecimento básico da loja. Segundo ele, quando o local não tem um produto, o cliente deixa de comprar e tende a procurar um lugar que tenha todos o material de que precisa.
Por fim, a fidelização. “O lojista que atender bem e tiver um bom serviço neste momento vai se diferenciar e fidelizar os clientes, principalmente se oferecer soluções para as necessidades deles. Por exemplo, produtos higienizados entregues via frete grátis, sem pedido mínimo”, ensina.
Na sua análise, uma ação que funciona de forma positiva é oferecer descontos a partir de um número de produtos pedidos ou se o cliente indicar um amigo. Segundo ele, nos dias atuais, a experiência de compra, apesar da tendência de uso das plataformas on-line, está mais humana. “O empreendedor deve ter em mente que a maioria das pessoas que está fazendo compra on-line ou por telefone atualmente está tendo a sua primeira experiência ou uma das primeiras na vida - e a forma como é atendido, com certeza, será um diferencial”, pontua.
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