Com apoio da PPG, Festival “As Cores e a Cidade” transforma muros em arte
Texto: Redação Revista Anamaco
A PPG patrocina o Festival de Arte Urbana “As Cores e a Cidade”, que será realizado em Sumaré (SP), hoje (27) e amanhã, 28 de setembro, e promete transformar muros em murais de arte a céu aberto. A iniciativa deverá reunir 30 artistas urbanos selecionados por uma curadoria especializada, além de apresentações musicais, gastronomia e atividades gratuitas para a comunidade.
A Estrada Américo Ribeiro dos Santos foi a escolhida para receber os murais do Festival e o projeto se tornou possível graças ao patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. “Há anos, sonhávamos em transformar essa estrada em um espaço de arte e cultura porque ela representa muito para a PPG e para a comunidade do entorno. É por aqui que passam nossos colaboradores, vizinhos e tantas pessoas que fazem parte da rotina da cidade. Conseguir viabilizar esse projeto é motivo de muito orgulho. Mais do que colorir muros, queremos valorizar a história local, aproximar a comunidade e deixar um legado positivo para Sumaré”, destaca Raquel Klemz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG.
A intervenção artística a céu aberto deverá alcançar, ao longo do tempo, cerca de 30 mil pessoas que circulam, diariamente, pela região. Para viabilizar a iniciativa, os moradores foram consultados, previamente, e de acordo com Patrícia Santos, gestora da Renovarte e responsável pela produção cultural do projeto, a comunidade local foi muito receptiva. “Todos estavam ansiosos pelas mudanças e foram muito colaborativos nas fases de infraestrutura do projeto”, comenta Patrícia.
Como parte da programação, a PPG realizou uma edição especial do Colorful Communities, programa global da empresa voltado à proteção e embelezamento de comunidades onde a companhia atua.
Diferentemente das ações tradicionais, nesta edição o programa deu início ao Festival com a preparação dos muros que receberão os murais dos artistas. Para tanto, cerca de 100 voluntários da PPG, entre colaboradores e familiares, aplicaram a pintura base em um muro de, aproximadamente, 400m, utilizando 400 litros de tintas e revestimentos fornecidos pela empresa. Desde 2015, a iniciativa revitalizou quase 600 espaços em 50 países, impactando mais de 8,2 milhões de pessoas, combinando doação de produtos e voluntariado de colaboradores.
Enquanto acompanha a intervenção artística, ao longo dos dois dias, o público poderá conferir apresentações de DJ Binho, DJ Peixoto, DJ Spagnol, Grupo M.O.S. (Mantendo a Origem Sempre), Slam Voz e Arte e Miguel Passará.
A curadoria, que ficou sob a responsabilidade dos artistas visuais Gilmar Del Barco Júnior (Dingos) e Leandro Ferreira dos Santos (Kranium), avaliou, nos mais de 400 inscritos, qualidade artística e técnica, experiência comprovada, diversidade de estilo e distribuição geográfica, por isso, foram selecionados 30 artistas, sendo 10 do interior de São Paulo, 10 da capital paulista e Grande São Paulo e 10 artistas de outros Estados. Não há tema obrigatório e cada um está criando de acordo com seu estilo artístico.
Os artistas selecionados pela curadoria foram anunciados em agosto e receberão cachês de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 150 mil em incentivos para a arte urbana. Além disso, o Festival promoveu uma oficina de grafite com 40 alunos indicados pela Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, que terão espaço para expor suas criações durante o evento.
A programação também contará com recursos de acessibilidade, incluindo áudio descrição, intérprete em tempo real, abafadores de som para pessoas com TEA e intérprete de Libras. “Nosso compromisso é promover um evento inclusivo, onde todos possam vivenciar a experiência plenamente”, finaliza a gestora do projeto.
Foto: Cássia Gomide/Divulgação